Das parcerias à privatização: o avanço do setor privado na política educacional brasileira

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Dr. Antonio Agostinho da Silva Filho
https://orcid.org/0000-0001-9528-8462

Resumo

O artigo objetiva analisar como as tendências de privatização da educação no Brasil tem se apresentado nos últimos anos, à luz de uma análise documental e crítica, e apresenta uma abordagem sobre a noção de privatização endógena e exógena, discutida por Ball e Youndell (2007), junto a outras referências nacionais e internacionais. O estudo discute como vem se constituindo as parcerias público-privadas em educação a partir de contratos, concessões e diferentes formas de privatização que se materializam como um conjunto de estratégias intencionais e orientadas com base na lógica de mercado. A pesquisa identificou que existe um movimento de expansão dos processos de privatização em várias frentes da educação, na tentativa de apropriação das políticas públicas e do fundo público, configurando-se como uma arena de disputas de projetos educativos e visões de mundo que convergem para fundamentar novos sentidos ao papel do Estado.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA FILHO, A. A. da . Das parcerias à privatização: o avanço do setor privado na política educacional brasileira. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23198.038. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23198. Acesso em: 4 out. 2024.
Seção
Caderno Temático Mecanismos de privatização da Educação Básica e seus impactos nas políticas e gestão educacional
Biografia do Autor

Dr. Antonio Agostinho da Silva Filho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Joaquim Nabuco. Membro do Grupo de Pesquisa OBSERVA (Observatório de Política e Gestão da Educação de Pernambuco. Sócio e Membro da Comissão Deliberativa do CEEL - Centro de Estudos em Educação e Linguagens da UFPE. Possui Extensão em Mídias na Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Extensão em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria/RN. Possui qualificação em Tutoria em EAD, Desenvolvimento de Material Instrucional e Educação à Distância. Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Facol - UNIFACOL.

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