Ensino Médio Integrado, arranjos produtivos locais e empreendedorismo
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Resumo
O presente artigo aborda resultados de pesquisa desenvolvida em Mestrado em Educação e tem por objetivo analisar a relação entre Ensino Médio Integrado ofertada pela Rede Estadual de Educação de Pernambuco, os arranjos produtivos locais e a ênfase curricular no empreendedorismo. Realizamos análise documental e entrevistas semiestruturadas com educadores de Escola Técnica Estadual da cidade de Goiana-PE. Identificamos que, apesar de haver uma busca em estabelecer uma relação entre os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e os Arranjos Produtivos Locais, há ausência de carga horária para a realização de estágio, devido à jornada em tempo integral e à precariedade dos espaços e materiais. Como saída, a ênfase no empreendedorismo se coloca como elemento mediador entre formação profissional e técnica e o mercado de trabalho, se apresentando como alternativa ao desemprego, como mecanismo de conformação ideológica as contradições socialmente produzidas.
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