Ensino Médio Integrado, arranjos produtivos locais e empreendedorismo

Conteúdo do artigo principal

Me. Luís Felipe da Silva
https://orcid.org/0009-0001-0181-4351
Dr.ª Katharine Ninive Pinto Silva
https://orcid.org/0000-0002-7293-4289

Resumo

O presente artigo aborda resultados de pesquisa desenvolvida em Mestrado em Educação e tem por objetivo analisar a relação entre Ensino Médio Integrado ofertada pela Rede Estadual de Educação de Pernambuco, os arranjos produtivos locais e a ênfase curricular no empreendedorismo. Realizamos análise documental e entrevistas semiestruturadas com educadores de Escola Técnica Estadual da cidade de Goiana-PE. Identificamos que, apesar de haver uma busca em estabelecer uma relação entre os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e os Arranjos Produtivos Locais, há ausência de carga horária para a realização de estágio, devido à jornada em tempo integral e à precariedade dos espaços e materiais. Como saída, a ênfase no empreendedorismo se coloca como elemento mediador entre formação profissional e técnica e o mercado de trabalho, se apresentando como alternativa ao desemprego, como mecanismo de conformação ideológica as contradições socialmente produzidas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, L. F. da; SILVA, K. N. P. . Ensino Médio Integrado, arranjos produtivos locais e empreendedorismo. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23214.054. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23214. Acesso em: 20 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Luís Felipe da Silva, Secretaria de Estado de Educação da Paraíba - SEE-PB

Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Acadêmico de Vitória - Universidade Federal de Pernambuco (2019), Mestre em Educação pelo PPGE/UFPE, seguindo a linha de pesquisa em Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Integrante do Grupo GESTOR. Professor 3 D1 da Rede Estadual de Educação da Paraíba. Dedica-se as seguintes áreas de atuação: Educação Física Escolar, Educação e Políticas Educacionais.

Dr.ª Katharine Ninive Pinto Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPB

Professora Associada 3 do Núcleo de Formação Docente (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu (Centro de Educação - Linha de Pesquisa em Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005), Mestra em Educação (2000) e Pedagoga (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco, concluiu Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestor - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre (UFPE), cadastrado no CNPq desde 2007. Tem atuação docente nas áreas de Políticas Educacionais, Gestão Educacional, Gestão Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Didática e Fundamentos da Educação e atua como pesquisadora em torno dos temas Gestão Educacional, Políticas Públicas, Planejamento Educacional, Trabalho Docente, Formação Continuada e Educação Integral. Publicou, em coautoria, os livros: Educação Integral no Brasil de Hoje. Curitiba: Editora CRV, 2012 e Círculos Populares de Esporte e Lazer - por uma educação no e para o tempo livre. Recife: Bagaço, 2004. Organizou os livros: Cadernos da Pandemia: Problematizando a Educação em tempos de isolamento social, 2021 e Recreação, Esporte e Lazer - Espaço, Tempo e Atitude. Recife: Instituto Tempo Live, 2007,além de ter publicado vários artigos e capítulos de livros.

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