Ensino Médio Integrado, arranjos produtivos locais e empreendedorismo

Conteúdo do artigo principal

Me. Luís Felipe da Silva
https://orcid.org/0009-0001-0181-4351
Dr.ª Katharine Ninive Pinto Silva
https://orcid.org/0000-0002-7293-4289

Resumo

O presente artigo aborda resultados de pesquisa desenvolvida em Mestrado em Educação e tem por objetivo analisar a relação entre Ensino Médio Integrado ofertada pela Rede Estadual de Educação de Pernambuco, os arranjos produtivos locais e a ênfase curricular no empreendedorismo. Realizamos análise documental e entrevistas semiestruturadas com educadores de Escola Técnica Estadual da cidade de Goiana-PE. Identificamos que, apesar de haver uma busca em estabelecer uma relação entre os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e os Arranjos Produtivos Locais, há ausência de carga horária para a realização de estágio, devido à jornada em tempo integral e à precariedade dos espaços e materiais. Como saída, a ênfase no empreendedorismo se coloca como elemento mediador entre formação profissional e técnica e o mercado de trabalho, se apresentando como alternativa ao desemprego, como mecanismo de conformação ideológica as contradições socialmente produzidas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, L. F. da; SILVA, K. N. P. . Ensino Médio Integrado, arranjos produtivos locais e empreendedorismo. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23214.054. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23214. Acesso em: 23 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Luís Felipe da Silva, Secretaria de Estado de Educação da Paraíba - SEE-PB

Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Acadêmico de Vitória - Universidade Federal de Pernambuco (2019), Mestre em Educação pelo PPGE/UFPE, seguindo a linha de pesquisa em Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Integrante do Grupo GESTOR. Professor 3 D1 da Rede Estadual de Educação da Paraíba. Dedica-se as seguintes áreas de atuação: Educação Física Escolar, Educação e Políticas Educacionais.

Dr.ª Katharine Ninive Pinto Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPB

Professora Associada 3 do Núcleo de Formação Docente (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu (Centro de Educação - Linha de Pesquisa em Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005), Mestra em Educação (2000) e Pedagoga (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco, concluiu Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestor - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre (UFPE), cadastrado no CNPq desde 2007. Tem atuação docente nas áreas de Políticas Educacionais, Gestão Educacional, Gestão Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Didática e Fundamentos da Educação e atua como pesquisadora em torno dos temas Gestão Educacional, Políticas Públicas, Planejamento Educacional, Trabalho Docente, Formação Continuada e Educação Integral. Publicou, em coautoria, os livros: Educação Integral no Brasil de Hoje. Curitiba: Editora CRV, 2012 e Círculos Populares de Esporte e Lazer - por uma educação no e para o tempo livre. Recife: Bagaço, 2004. Organizou os livros: Cadernos da Pandemia: Problematizando a Educação em tempos de isolamento social, 2021 e Recreação, Esporte e Lazer - Espaço, Tempo e Atitude. Recife: Instituto Tempo Live, 2007,além de ter publicado vários artigos e capítulos de livros.

Referências

ABÍLIO, L. C. Uberização do trabalho: subsunção real da viração. Passa a Palavra, 10 de fev de 2017. Disponível em: https://passapalavra.info/2017/02/110685/ . Acesso em: 10 jun. 2024.

ANDRADE, D. P. O que é neoliberalismo? A renovação do debate nas ciências sociais. Soc. Estado, 34(1), Jan.-Abr., 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/RyfDLystcfKXNSPTLpsCnZp/# . Acesso em: 06 de jun. 2024.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

BRASIL, Presidência da República. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília - DF, 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm . Acesso em: 06 de jun. 2024.

BRASIL, Presidência da República. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Brasília - DF, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf1/proejadecreto5154.pdf . Acesso em: 05 de jun. 2024.

CARMO, L. J. O. et al. O empreendedorismo como uma ideologia neoliberal. Cad. EBAPE.BR, v. 19, nº 1, Rio de Janeiro, Jan./Mar. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/HY7NpJpmW6vh6sKX3YdCrSd/?lang=pt# . Acesso em: 10 de jun. 2024.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova Razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DIAS, G. P. Empreendedorismo, educação e sociabilidade: a radicalização do indivíduo como sócio majoritário de si. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10755/1/grazianypennadias.pdf . Acesso em: 06 de jun. 2024.

DUNKER. C. A hipótese depressiva. In: SAFATLE, V; SILVA JUNIOR, N.; DUNKER, C. (org.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

FREITAS, L. C. de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GEM BRASIL. Empreendedorismo no Brasil. Relatório Executivo, 2017. Brasília, DF, Sebrae, 2018. Disponível em: https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20BRASIL_web.pdf . Acesso em: 10 de jun. 2024.

LEITE FILHO, G. A.; ANTONIALLI, L. M. Proposta de classificação de Arranjos Produtivos Locais por indicadores de identificação: um estudo multivariado. Interações, Campo Grande, v. 12, n. 1, p. 53-64, jan./jun. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/mFJw4xVj9x7VPZ7DqQTSy6H/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 06 de jun. 2024.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social. São Paulo, Boitempo, e. 2, 2018.

MARIÁTEGUI, J. C. A liberdade de ensino. 1925, Marxists.org. Disponível em: A liberdade de ensino (marxists.org), Acesso em: 10 de jun. 2024.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOTTA, V.; ANDRADE, M. C. Empresariamento da educação de novo tipo: mercantilização, mercadorização e subsunção da educação ao empresariado. Revista Desenvolvimento e Civilização. Rio de Janeiro, v. 1, n.1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/rdciv.2020.54751 . Acesso em: 06 de jun. 2024.

MOTTA, V.; FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do Ensino Médio? Medida provisória nº 746/2016 (lei nº 13.415/2017). Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 139, p.355-372, abr.-jun. 2017. Disponível em: 10.1590/es0101-73302017176606 . Acesso em: 06 de jun. 2024.

NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PELISSARI, L. B. A reforma da educação profissional e tecnológica no brasil: 2016 a 2021. EDUR: educação em revista. Belo horizonte, v. 39, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37056 . Acesso em: 10 de jun. de 2024.

PERNAMBUCO, Governo do Estado. Lei nº 15.533, de 23 de junho de 2015. Recife- PE, 2015. Disponível em: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?tiponorma=1&numero=15533&complemento=0&ano=2015&tipo=&url= . Acesso em: 06 de jun. 2024.

PERNAMBUCO, Governo do Estado. Lei Complementar nº 125, de 10 de julho de 2008. Recife- PE, 2008. Disponível em: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?tiponorma=2&numero=125&complemento=0&ano=2008&tipo=&url= . Acesso em: 06 de jun. 2024.

RAMOS, M. N. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, nº 1, 2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356/317 Acesso em: 10 de jun. 2024.

RAMOS, M. N. Políticas e História da Educação Profissional: onde estamos, como chegamos e para onde vamos? Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 4, p. 45-59, 20 Dez 2019. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13040. Acesso em: 5 jun. 2024.

SANTOS, S. C. M.; SILVA, K. N. P. Juventudes precarizadas e a contrarreforma do Ensino Médio: a educação da classe trabalhadora no capitalismo flexível. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 14, n. 1, p. 517-535, abr. 2022. Disponível em: 45546-Texto do artigo ou resenha-193230-1-10-20220430.pdf Acesso em: 06 de jun. 2024.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 32. 3d., Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SILVA, E. P. Educação empreendedora e educação financeira escolar: desenvolvimento de comportamentos empreendedores em alunos do ensino médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, 2019.

SILVA, J. A. Modernização neoliberal e ampliação da jornada escolar em Pernambuco. Reflexão e Ação, 30(3), 185-199, 2022. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/16407 Acesso em: 10 de jun. 2024.

SILVA, L. F. Escolas técnicas estaduais de Pernambuco, arranjos produtivos locais e ênfase no empreendedorismo no ensino médio integrado da região industrial de Goiana-PE. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, 2023.

SILVA, M. R. da; KRAWCZYK, N. R.; CALÇADA, G. E. C. Juventudes, novo ensino médio e itinerários formativos: o que propõem os currículos das redes estaduais. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 49, e271803, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/JFWYthKGr3PzwN7QsqhfMqs/. Acesso em: 10 jun. 2024.

SIQUEIRA, T. V.; LAMOSA, R. Novo ensino médio e economia comportamental: fundamentos para modelar o comportamento da classe trabalhadora no contexto de crise. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 15, n.2, p. 36-56, ago. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54767 . Acesso em: 06 de jun. 2024.

TAVARES, M. A. O empreendedorismo à luz da tradição marxista. Em pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea, 16(41), 107-121, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/36687. Acesso em: 10 de jun. 2024.