Discurso neoliberal do protagonismo juvenil e impactos no trabalho docente na Educação Profissional

Conteúdo do artigo principal

Mestranda Rosângela Maria Matias de Souza
https://orcid.org/0000-0003-0825-4358
Dr.ª Ana Lúcia Sarmento Henrique
https://orcid.org/0000-0002-1536-7986

Resumo

O objetivo do artigo é discutir a relação entre o discurso neoliberal do protagonismo juvenil e o trabalho docente na Educação Profissional integrada ao Ensino Médio. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, de enfoque qualitativo, com abordagem hermenêutica como possibilidade metodológica, sob a lente do materialismo histórico-dialético, baseadas em um referencial teórico que analisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular de Formação Docente (BNC de Formação Docente) e a Lei do Novo Ensino Médio. Na análise, fica evidente a ampla privatização da educação, a precarização da formação e do trabalho docente, e a disseminação do discurso neoliberal do protagonismo juvenil como engodo que aliena o jovem da formação na perspectiva crítico-emancipatória do sujeito.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, R. M. M. de .; HENRIQUE , A. L. S. Discurso neoliberal do protagonismo juvenil e impactos no trabalho docente na Educação Profissional. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23220.041. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23220. Acesso em: 14 dez. 2024.
Seção
Caderno Temático Mecanismos de privatização da Educação Básica e seus impactos nas políticas e gestão educacional
Biografia do Autor

Mestranda Rosângela Maria Matias de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Licenciada em Português (UVA) com especialização em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (UFRN). Mestranda em Educação (PPGEP/IFRN). Pesquisa formação docente, privatização da educação pública na educação profissional e tecnológica e Proeja (IFRN).

Dr.ª Ana Lúcia Sarmento Henrique , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Possuo graduação em Letras - Licenciatura Plena com Inglês, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madrid. Fui Coordenadora da UAB no IFRN até 2010 e Coordenadora-adjunta da Universidade Aberta do Brasil no IFRN até 2012. Atuei na elaboração de material didático da disciplina de Língua Portuguesa para a modalidade de Educação a Distância no Programa PROITEC e para o curso Técnico de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (presencial). Atuei como professora na especialização do PROEJA (2008, 2009 e 2010), na Especialização em Português e Matemática numa perspectiva Transdisciplinar na Modalidade EAD , no curso de Aperfeiçoamento de Professores do Município (2009, 2010 e 2011), no Curso de Aperfeiçoamento em Gestão em EaD (2013, 2014) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Sou lotada no Campus Natal Zona Leste - EAD, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atualmente Coordenadora do GT 18 da ANPED (educação de Jovens e adultos) e Coordeandora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Temas de Interesse: Educação, educação profissional, formação de professores para a educação profissional, Educação de Jovens e adultos.

Referências

BARRETO. E. S. de S. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 62, jul./set. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/6dBCYcmPwf9BM447tNpYpgR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2021.

BIESTA, G. Devolver la enseñanza a la educación. Una respuesta a la desaparición del maestro. Pedagogia y Saberes, Bogotá, 44, p. 119-129, 2016. Disponível em: https://revistas.upn.edu.co/index.php/PYS/article/download/4069/3497/11630. Acesso em: 30 mar. 2024.

BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, [...] e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 1 jun 2021.

CARVALHO; F. X.; NOMA; A. K. Políticas públicas para a juventude na perspectiva neoliberal: a centralidade da educação. Roteiro, Joaçaba, v. 36, n. 1, p. 167-186, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/650/pdf_122. Acesso em: 1 jun. 2021.

CAETANO, M. R. Lógica privada na educação pública, redes globais e a formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 1, p. 120-131, jan./abr. 2018b. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2109/674. Acesso em: 14 jan. 2021.

COSTA, A. C. G. A presença da pedagogia: métodos e técnicas de ação socioeducativa. São Paulo: Global: Instituto Ayrton Senna, 1999.

CURADO SILVA. K. A. A (de) Formação de Professores na Base Nacional Comum Curricular. In: UCHOA, Antonio Marcos da Conceição; LIMA, Átila de Menezes; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza (Orgs.) Diálogos críticos, volume 2: reformas educacionais: avanço ou precarização da educação pública? [recurso eletrônico] / Antonio Marcos da Conceição Uchoa; Átila de Menezes Lima; Ivânia Paula Freitas de Souza Sena (Orgs.). Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020

DAMIÃO, A. P.; FÉLIX, S. A. Modernidade e globalização neoliberal: a “nova” condição do trabalho e dos trabalhadores no contexto da mentalidade de curto prazo. Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 16(2), 211-225, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpst/article/view/77831. Acesso em: 1 jun. 2021.

DRAIBE, S. M. As políticas sociais e o neoliberalismo - Reflexões suscitadas pelas experiências latino-americanas. Revista USP, [S. l.], n. 17, p. 86-101, 1993. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i17p86-101. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/25959. Acesso em: 2 maio 2021.

DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação/ Newton Duarte. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção polêmicas do nosso tempo, 86)

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. (Coleção educação contemporânea)

EVANGELISTA, O.; SHIROMA, E. O.O Professor: protagonista e obstáculo da reforma. Revista Educação e Pesquisa. v. 33, n. 3, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28065. Acesso em: 16 out. 2020.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais. Ruma a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. Trad. Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

IBARRA, D. O neoliberalismo na América Latina. Revista Econômica de Política, v. 31, n. 2 (122) abril/jun., 2011.

KRAWCZYK; N.; FERRETTI, C. J. Flexibilizar para quê? Meias verdades da “reforma”. Retratos da escola. v. 11, n. 20, 2017. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/757. Acesso em: 15 maio 2021.

KUENZER, A. Z. As políticas de formação: A constituição da identidade do professor sobrante. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, dez., p. 163-183, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a09v2068.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

KUENZER, A. Z. A precarização do trabalho docente: o ajuste normativo encerrando o ciclo. In: MAGALHÃES, J. et. al. Trabalho docente sob fogo cruzado. V. 2, Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021. 504 p. PDF.

MAIA, E. R.; OLIVEIRA, M. B. Formação de gestores escolares cearenses no contexto das parcerias público-privadas. Revista e-Curriculum. v.17, n.4, p. 16041625 out./dez. (2019). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/44938/30859. Acesso em: 20 dez. 2020.

MBEMBE, A. Necropolítica. Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Trad. Renata Santini. São Paulo: n-1 Edições, 2018.

MELO, T. G. S.; MOURA, D. H. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC): Expansão e privatização da educação profissional. Holos, [S.l.], v. 6, p. 103-119, out. 2016. ISSN 1807-1600. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4995/1572. Acesso em: 03 jun. 2021.

MOTTA, V. C.; ANDRADE, Maria Carolina Pires de. O empresariamento da educação de novo tipo e suas dimensões. Educ. Soc., Campinas, v. 41, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.224423. Acesso em: 30 out. 2023.

MORAIS; J. K. C.; MONTEIRO; L. F.; HENRIQUE, A. L. S. A Escola da Escolha no Rio Grande do Norte: Apontamentos Acerca do Papel do Professor. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. V. 21, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8775. Acesso em: 15 maio 2021.

MOURA, D. H.; LIMA FILHO, D. L. A reforma do ensino médio. Regressão de direitos sociais. Revista Retratos da Escola. Brasília, v.11, n. 20, p. 109-129, jun./jul. 2017. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/760. Acesso em: 20 maio 2021.

MUELLER; R. R.; CECHINEL, A. A privatização da educação brasileira e a BNCC do Ensino Médio: parceria para as competências socioemocionais. Educação, v. 45, 2020 – Jan./Dez. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35680. Acesso em: 15 maio 2021.

OLIVEIRA, D. A. O ataque ao trabalho docente na chamada sociedade do conhecimento. In: MAGALHÃES, J. et. al. Trabalho docente sob fogo cruzado. V. 2, Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021. 504 p. PDF.

PERONI, V. M. V. Múltiplas formas de materialização do privado na educação básica pública no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 212-238, jan./abr., 2018. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/peroni.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.

PIRES; M. A.; CARDOSO; L. R.. BNC para formação docente: um avanço às políticas neoliberais de currículo. Revista Série-Estudos. v. 25, n. 55, set/dez. 2020 . Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1463. Acesso em: 2 maio 2021.

RAMOS, M. A Pedagogia das Competências e a Psicologização das Questões Sociais. Boletim Técnico Senac, v. 27, n. 3, Set./Dez., 2001. https://www.bts.senac.br/bts/article/view/573. Acesso em: 16 maio 2020.

SEFAIR, C. A; CUTRIM, I. A necropolítica neoliberal e as políticas de austeridade no governo de Jair Bolsonaro. Pixo. Revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade, v. 3, n. 10, 2019, p. 31-45. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pixo/article/view/16880. Acesso em: 30 out. 2023

SCHERER, R. P.; GRÄFF, P. Professor, tutor ou coach? Reflexões sobre a docência em um contexto de capitalismo flexível e emocional. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 13, n. 32, p. 1–19, 2020. DOI: 10.20952/revtee.v13i32.13822. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13822. Acesso em: 30 mar. 2024.

SHIROMA, E. O.; EVANGELISTA, O. Formação humana ou produção de resultados? trabalho docente na encruzilhada. Revista Contemporânea de Educação, vol. 10, n. 20, julho/dezembro, p. 314-341, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/2730. Acesso em: 20 dez. 20.

SILVA, L.; AZEVEDO, M. Reforma educativa a partir dos anos 1990: implementação na América Latina e Caribe, e particularidades brasileiras. Holos, 2, 250-260, 2012. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/928. Acesso em: 30 out. 2023.

SILVA, A. M. A precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras. Revista Trabalho Necessário. V. 17, n. 33, mai-ago., 2019, p. 321-325. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/29380. Acesso em: 20 dez. 2020.

VALÕES, J. L. et al. Reflexões sobre o IDEB, ensino médio integrado e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S.l.], n. 49, p. 11-22, jun. 2020. ISSN 2447-9187. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/3848. Acesso em: 20 nov. 2020.