Discurso neoliberal do protagonismo juvenil e impactos no trabalho docente na Educação Profissional

Conteúdo do artigo principal

Mestranda Rosângela Maria Matias de Souza
https://orcid.org/0000-0003-0825-4358
Dr.ª Ana Lúcia Sarmento Henrique
https://orcid.org/0000-0002-1536-7986

Resumo

O objetivo do artigo é discutir a relação entre o discurso neoliberal do protagonismo juvenil e o trabalho docente na Educação Profissional integrada ao Ensino Médio. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, de enfoque qualitativo, com abordagem hermenêutica como possibilidade metodológica, sob a lente do materialismo histórico-dialético, baseadas em um referencial teórico que analisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular de Formação Docente (BNC de Formação Docente) e a Lei do Novo Ensino Médio. Na análise, fica evidente a ampla privatização da educação, a precarização da formação e do trabalho docente, e a disseminação do discurso neoliberal do protagonismo juvenil como engodo que aliena o jovem da formação na perspectiva crítico-emancipatória do sujeito.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, R. M. M. de .; HENRIQUE , A. L. S. Discurso neoliberal do protagonismo juvenil e impactos no trabalho docente na Educação Profissional. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23220.041. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23220. Acesso em: 16 nov. 2024.
Seção
Caderno Temático Mecanismos de privatização da Educação Básica e seus impactos nas políticas e gestão educacional
Biografia do Autor

Mestranda Rosângela Maria Matias de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Licenciada em Português (UVA) com especialização em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (UFRN). Mestranda em Educação (PPGEP/IFRN). Pesquisa formação docente, privatização da educação pública na educação profissional e tecnológica e Proeja (IFRN).

Dr.ª Ana Lúcia Sarmento Henrique , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Possuo graduação em Letras - Licenciatura Plena com Inglês, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madrid. Fui Coordenadora da UAB no IFRN até 2010 e Coordenadora-adjunta da Universidade Aberta do Brasil no IFRN até 2012. Atuei na elaboração de material didático da disciplina de Língua Portuguesa para a modalidade de Educação a Distância no Programa PROITEC e para o curso Técnico de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (presencial). Atuei como professora na especialização do PROEJA (2008, 2009 e 2010), na Especialização em Português e Matemática numa perspectiva Transdisciplinar na Modalidade EAD , no curso de Aperfeiçoamento de Professores do Município (2009, 2010 e 2011), no Curso de Aperfeiçoamento em Gestão em EaD (2013, 2014) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Sou lotada no Campus Natal Zona Leste - EAD, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atualmente Coordenadora do GT 18 da ANPED (educação de Jovens e adultos) e Coordeandora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Temas de Interesse: Educação, educação profissional, formação de professores para a educação profissional, Educação de Jovens e adultos.

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