Práticas de letramento literário com a Literatura de Cordel: proposições dialógicas do livro didático
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Resumo
A literatura de cordel atua, há muitos anos, como um veículo para explorar questões histórico-culturais do Nordeste nas práticas de ensino, em especial nas séries iniciais do ensino fundamental. Consequentemente, essa vertente de leitura e produção do texto literário pode ser um pressuposto para a efetivação de práticas de letramento literário coerentes com necessidades linguístico-discursivas e sociais dos sujeitos, questão essa que pode atravessar o trabalho docente de diferentes formas, inclusive através das orientações do livro didático. Frente a isso, o objetivo deste estudo é analisar as práticas de letramento literário com a literatura de cordel em atividades do livro didático “A conquista da Língua Portuguesa” para o 3º ano do ensino fundamental, tendo como norte a Análise Dialógica do Discurso. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho documental. Os resultados indicam o uso de narrativas como pretexto para observância de aspectos formais da língua, além de que se tratam textos produzidos exclusivamente para o material/livro didático analisado, configura, em narrativas pobres de possibilidades para o processo de formação do leitor literário.
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