Práticas de letramento literário com a Literatura de Cordel: proposições dialógicas do livro didático

Conteúdo do artigo principal

Dr. José Nogueira da Silva
https://orcid.org/0000-0003-3765-3729
Dr.ª Adriana Cavalcanti dos Santos
https://orcid.org/0000-0002-4556-282X
Dr. Silvio Nunes da Silva Júnior
https://orcid.org/0000-0003-1753-399X

Resumo

A literatura de cordel atua, há muitos anos, como um veículo para explorar questões histórico-culturais do Nordeste nas práticas de ensino, em especial nas séries iniciais do ensino fundamental. Consequentemente, essa vertente de leitura e produção do texto literário pode ser um pressuposto para a efetivação de práticas de letramento literário coerentes com necessidades linguístico-discursivas e sociais dos sujeitos, questão essa que pode atravessar o trabalho docente de diferentes formas, inclusive através das orientações do livro didático. Frente a isso, o objetivo deste estudo é analisar as práticas de letramento literário com a literatura de cordel em atividades do livro didático “A conquista da Língua Portuguesa” para o 3º ano do ensino fundamental, tendo como norte a Análise Dialógica do Discurso. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho documental. Os resultados indicam o uso de narrativas como pretexto para observância de aspectos formais da língua, além de que se tratam textos produzidos exclusivamente para o material/livro didático analisado, configura, em narrativas pobres de possibilidades para o processo de formação do leitor literário.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, J. N. da .; SANTOS, A. C. dos .; SILVA JÚNIOR, S. N. da . Práticas de letramento literário com a Literatura de Cordel: proposições dialógicas do livro didático. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23789.051. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23789. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografia do Autor

Dr. José Nogueira da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestre em Letras e Linguística e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2021). Professor da Rede Estadual de Pernambuco. 

Dr.ª Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).  Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e líder do Gellite (Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL).

Dr. Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade de Pernambuco - UPE

Professor Adjunto de Língua Portuguesa e Práticas de Ensino da Universidade de Pernambuco (UPE/Campus Garanhuns). Doutor e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL).

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