A configuração da docência expressa no projeto pedagógico do curso de Pedagogia: um estudo de caso - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0010
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Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre como a concepção de docência, preconizada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia - DCNP (2006) e defendida especialmente pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - Anfope, está configurada no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior - IES pública. O estudo pautou-se na pesquisa qualitativa, no viés do estudo de caso instrumental (ANDRÉ, 2005), e teve como procedimento investigativo a análise de documentos e entrevistas semiestruturadas, além de revisão bibliográfica constante. A partir da análise das informações coletadas, evidenciamos que a configuração da docência no Projeto Pedagógico do curso pesquisado, tendo por base os princípios supracitados, provocou: reestruturação da grade curricular e das atividades acadêmicas; redimensionamento dos conteúdos trabalhados; introdução de novas modalidades pedagógicas; inserção do estudante no campo de atuação desde os anos iniciais; pensamento e ação interdisciplinar, unidade teoria e prática. Contudo, ressaltamos que grande parte do trabalho individual e coletivo do professor é responsável pelo êxito do desenvolvimento da docência como base comum - articulada à pesquisa e à gestão e configurada no PPC de Pedagogia analisado.
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