A configuração da docência expressa no projeto pedagógico do curso de Pedagogia: um estudo de caso - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0010

Conteúdo do artigo principal

Maria Irene Miranda
Mônica Luiz de Lima Ribeiro

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre como a concepção de docência, preconizada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia - DCNP (2006) e defendida especialmente pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - Anfope, está configurada no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior - IES pública. O estudo pautou-se na pesquisa qualitativa, no viés do estudo de caso instrumental (ANDRÉ, 2005), e teve como procedimento investigativo a análise de documentos e entrevistas semiestruturadas, além de revisão bibliográfica constante. A partir da análise das informações coletadas, evidenciamos que a configuração da docência no Projeto Pedagógico do curso pesquisado, tendo por base os princípios supracitados, provocou: reestruturação da grade curricular e das atividades acadêmicas; redimensionamento dos conteúdos trabalhados; introdução de novas modalidades pedagógicas; inserção do estudante no campo de atuação desde os anos iniciais; pensamento e ação interdisciplinar, unidade teoria e prática. Contudo, ressaltamos que grande parte do trabalho individual e coletivo do professor é responsável pelo êxito do desenvolvimento da docência como base comum - articulada à pesquisa e à gestão e configurada no PPC de Pedagogia analisado.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
MIRANDA, M. I.; RIBEIRO, M. L. de L. A configuração da docência expressa no projeto pedagógico do curso de Pedagogia: um estudo de caso - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0010. Olhar de Professor, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 155–169, 2011. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3198. Acesso em: 8 ago. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Maria Irene Miranda

Prof.ª Dr.ª da Universidade Ferderal de Uberlândia - UFU.

Mônica Luiz de Lima Ribeiro

Prof.ª Mestre da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.