Análise das pesquisas recentes (2000 a 2010): da relação entre educação ambiental e livro didático - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0002
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A educação ambiental apresenta-se atualmente como um vasto campo de pesquisa. Existem revistas especializadas, eventos, linhas e grupos de pesquisas que desenvolvem diversas investigações sobre esse assunto. E, no contexto escolar, o livro didático se apresenta como uma fonte de informações bastante utilizada por professores e estudantes, além de receber grande investimento pelo governo. Frente a esse cenário, este artigo teve como objetivo mapear as investigações recentes, como artigos publicados em revistas especializadas, dissertações e teses defendidas entre os anos de 2000 a 2010 que relacionam os temas “educação ambiental” e “livro didático”. Por meio de uma pesquisa bibliográfi ca foram localizados 13 artigos, 32 dissertações e uma tese com tal relação temática. Diante dos dados, observou-se que a maior parte das pesquisas apresenta-se desarticulada e se mantém restrita à análise dos livros didáticos, e poucas buscam relacionar o livro didático com o seu uso e concepções por parte dos professores, alunos e acadêmicos. Isso demonstra que as pesquisas que envolvem a educação ambiental e os livros didáticos ainda possuem muitas questões a serem investigadas, como o uso dos livros didáticos pelos professores e alunos; ou, ainda, podem relacionar disciplinas diferentes, séries, modalidades de ensino, momentos históricos, correntes de educação ambiental, metodologias de pesquisas variadas, inclusive os processos de transposição didática e adaptação do conhecimento que estão nos livros didáticos até o trabalho em sala de aula.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.