Professores iniciantes: um panorama das investigações brasileiras. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0010
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Segundo Marcelo (1999), o período de entrada na profissão, quando o professor é considerado iniciante, é um período relevante para a docência. Os desafios – e, muitas vezes, as dificuldades – que o professor vivencia nessa etapa são tema de muitos estudos, que destacam, ainda, o impacto desse período na aprendizagem profissional. As investigações sobre professores iniciantes têm sido intensificadas no Brasil, e tais constatações têm suscitado novas reflexões e demandas. Este estudo buscou analisar quais são as tendências das pesquisas brasileiras sobre professores iniciantes apresentadas em um Congresso Internacional cuja proposta voltou-se à divulgação das investigações sobre essa temática. O estudo foi desenvolvido na perspectiva de um estado do conhecimento tal como proposto por Romanowski e Ens (2006), e buscou analisar os focos de estudo, resultados e metodologias das diferentes pesquisas. Concluiu-se que a maioria das pesquisas analisadas é voltada à investigação do professor iniciante na Educação Básica, mas também se observaram pesquisas sobre o iniciante na Educação Superior. As análises demonstram que aspectos relacionados às dificuldades ou dilemas enfrentados por esses professores encontram-se em evidência tanto nos focos de estudo quanto nos resultados apresentados pelas pesquisas, sobrepondo-se a estudos interventivos em relação a esse período (ainda que os estudos interventivos estejam em ascensão no Brasil). Esse aspecto indicar um avanço em relação à formação de professores nessa etapa profissional inicial.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.