Professores iniciantes: um panorama das investigações brasileiras. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0010

Conteúdo do artigo principal

Silmara de Oliveira Gomes Papi
Camila Boczkoski Carvalho

Resumo

Segundo Marcelo (1999), o período de entrada na profissão, quando o professor é considerado iniciante, é um período relevante para a docência. Os desafios – e, muitas vezes, as dificuldades – que o professor vivencia nessa etapa são tema de muitos estudos, que destacam, ainda, o impacto desse período na aprendizagem profissional. As investigações sobre professores iniciantes têm sido intensificadas no Brasil, e tais constatações têm suscitado novas reflexões e demandas. Este estudo buscou analisar quais são as tendências das pesquisas brasileiras sobre professores iniciantes apresentadas em um Congresso Internacional cuja proposta voltou-se à divulgação das investigações sobre essa temática. O estudo foi desenvolvido na perspectiva de um estado do conhecimento tal como proposto por Romanowski e Ens (2006), e buscou analisar os focos de estudo, resultados e metodologias das diferentes pesquisas. Concluiu-se que a maioria das pesquisas analisadas é voltada à investigação do professor iniciante na Educação Básica, mas também se observaram pesquisas sobre o iniciante na Educação Superior. As análises demonstram que aspectos relacionados às dificuldades ou dilemas enfrentados por esses professores encontram-se em evidência tanto nos focos de estudo quanto nos resultados apresentados pelas pesquisas, sobrepondo-se a estudos interventivos em relação a esse período (ainda que os estudos interventivos estejam em ascensão no Brasil). Esse aspecto indicar um avanço em relação à formação de professores nessa etapa profissional inicial.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
PAPI, S. de O. G.; CARVALHO, C. B. Professores iniciantes: um panorama das investigações brasileiras. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0010. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 185–202, 2013. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6097. Acesso em: 22 jul. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo