O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática

Main Article Content

Maiza Taques Margraf Althaus

Abstract

O presente artigo aborda o desenvolvimento da pesquisa Revelações dos conteúdos da Didática no trabalho docente de primeira à quarta séries do ensino fundamental, em desenvolvimento desde julho de 2000, na UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro- Oeste, em Guarapuava - Pr. Asseverando o papel mediador da Didática nas ações que caracterizam o trabalho docente, procuramos investigar as revelações dos conteúdos abordados na disciplina de Didática, no curso de Pedagogia, nos anos iniciais escolares. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolve professores atuantes no Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino de Guarapuava e professores do curso de Pedagogia. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa vem se encaminhando para seu estágio final de desenvolvimento, fase em que os dados estão sendo analisados à luz do referencial teórico, evidenciando os aspectos que precisam ser discutidos objetivando um ensino de melhor qualidade na profissionalização do pedagogo. Duas acadêmicas do programa PBPI - Programa Bolsa-pesquisa Institucional da Unicentro participam do projeto. As considerações aqui expressas pretendem ser contribuições aos professores atuantes no ensino de Didática.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
ALTHAUS, M. T. M. O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 5, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1374. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo