PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO

Main Article Content

Maria Cecília Sanchez Teixeira

Abstract

O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a importância do imaginário na educação e oferecer pistas para uma pedagogia do imaginário. Numa perspectiva durandiana, considera-se que, se através do imaginário nos reconhecemos como humanos e atribuímos sentido às coisas e ao mundo, só uma pedagogia que valorize o imaginário aprendente, poderá efetivamente se apropriar do seu sentido original de construção da cultura por meio da educação. Tendo como fio condutor a interrogação sobre a possibilidade de se ensinar alguém a se comportar imaginativamente, desenha-se em breves traços uma pedagogia do imaginário como metáfora do processo de humanização por meio da função imaginante.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
TEIXEIRA, M. C. S. PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1461. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.