PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO
Contenido principal del artículo
Resumen
O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a importância do imaginário na educação e oferecer pistas para uma pedagogia do imaginário. Numa perspectiva durandiana, considera-se que, se através do imaginário nos reconhecemos como humanos e atribuímos sentido às coisas e ao mundo, só uma pedagogia que valorize o imaginário aprendente, poderá efetivamente se apropriar do seu sentido original de construção da cultura por meio da educação. Tendo como fio condutor a interrogação sobre a possibilidade de se ensinar alguém a se comportar imaginativamente, desenha-se em breves traços uma pedagogia do imaginário como metáfora do processo de humanização por meio da função imaginante.
Métricas
Cargando métricas ...
Detalles del artículo
Cómo citar
TEIXEIRA, M. C. S. PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1461. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos em fluxo contínuo