A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.169182
Main Article Content
Abstract
O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre algumas dimensões da formação de professores e sua relação com o ensino de arte na escola brasileira. Aborda-se, nele, o estudo da formação e atuação docente em sua estrita relação com o contexto sócio-político, econômico e cultural da sociedade contemporânea. O grande desafio que se impõe hoje para a formação de professores situa-se na compreensão das transformações que o mundo globalizado traz para a existência humana e para o conhecimento, alterando de forma significativa as políticas, estruturas e práticas educativas. Analisa-se, nesse cenário, o problema da articulação teoria e prática como aspecto nuclear na e para a formação de professores e para a escola brasileira. Discutem-se as diferentes terminologias utilizadas ao longo do tempo para designar a área de saber articulada entre arte e ensino, bem como as repercussões ocorridas em seu planejamento nas situações didáticas de aula na educação básica. Finaliza-se o artigo apontando para a atual valorização dessa área de saber, ao se mostrar como possibilidade de ser vista como forma de pensamento - base epistemológica tão importante na formação do aluno quanto as outras, na incessante luta pela ocupação do espaço territorial curricular da escola básica.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.