Curriculum policies for teacher training: disputes and negotiations in different contexts

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Doutorando Wagner Nobrega Torres
https://orcid.org/0000-0002-7539-8944
Dr.ª Silvia Alicia Martinez
https://orcid.org/0000-0001-9612-6924

Abstract

This paper discusses the disputes and negotiations around curriculum policies for teacher education in Brazil. To this end, two contexts are analyzed from a documentary research based on curriculum theorists. The first is characterized by the 2014 National Education Plan (PNE), and the production of the production of the Resolution CNE/CP nº. 2/2015, and the second is marked by the impeachment process of 2016 and the consequent production of CNE/CP Resolution nº 2/2019 establishing BNC-Training. We interpret articulation processes and disputes between curricular projects of teacher training, involving different subjects and political and social demands. Finally, we defend the distinction between contexts, as well as the commitment to the permanence of political struggles as powerful in the disturbance of hegemonic stabilizations around curriculum policies for teacher training, especially those that are constituted in the current Brazilian political scenario.

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TORRES, W. N.; MARTINEZ, S. A. Curriculum policies for teacher training: disputes and negotiations in different contexts. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20928.075. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20928. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Caderno temático "As reformas educacionais no Ensino Superior"
Author Biographies

Doutorando Wagner Nobrega Torres, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Doutorando em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (PPGPS/UENF). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Técnico Operacional Nível Superior/ História. Trabalha no Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico LEEA/ CCH - UENF participando na produção e execução de projetos de extensão coordenados pela Profª Drª Simonne Teixeira. Investiga Políticas Educacionais com enfoque no currículo a partir de uma abordagem pós-estrutural. Atua como Coordenador Técnico Pedagógico de cursos de formação continuada para professores da educação básica e oferece suporte a programas de estudos, pesquisas e atividades docentes na área de História Geral e do Brasil no curso de Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). É Professor Docente I Efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC, RJ), lecionando as disciplinas História, Filosofia e Sociologia, desde 2007.

Dr.ª Silvia Alicia Martinez, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Graduada em Ciências da Educação (Mar del Plata,1986), Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993; 2000). Fez Estágio de Pós Doutoramento na Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, profissão docente, cultura material escolar, juventude e memória. Também atua e pesquisa na área da Educação Ambiental crítica. Atua na linha EDUCAÇÃO, CULTURA, POLÍTICA E CIDADANIA do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (Mestrado e Doutorado Acadêmico), sendo Coordenadora entre os anos de 2012 e 2016. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Região. Foi chefe do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem -LEEL-CCH-UENF (chefe de departamento de Educação) de 2007 a 2012. Foi coordenador de IC do CCH no período 2007-2008. Entre 2006 e 2018 foi membro do colegiado do Mestrado em Políticas Sociais da UENF. Entre 2007 e 2012 foi membro do Colegiado do Centro de Ciências do Homem; membro do Colegiado Acadêmico; Membro do Conselho Universitário. Entre 2012 e 2016 foi membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação. Tem desenvolvido pesquisas financiadas pela FAPERJ, pelo CNPq e pelo FUNBIO. É membro fundadora da diretoria da ANINTER-SH (Ass. Nac. de Pesquisa e Pós-Grad. Interdisciplinar em Sociais e Humanidades) e Coordenadora de GT do CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (2012 e 2013, 2015-2018). Foi presidente da Comissão para elaboração de APCN para o curso de Doutorado em Políticas Sociais, apresentado à CAPES no ano de 2014, aprovado em 21 de dezembro de 2014. Membro da comissão para elaboração de projeto institucional de Internacionalização CAPES/PrInt (2018). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2014.

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