Políticas curriculares para la formación docente: disputas y negociaciones en diferentes contextos

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Doutorando Wagner Nobrega Torres
https://orcid.org/0000-0002-7539-8944
Dr.ª Silvia Alicia Martinez
https://orcid.org/0000-0001-9612-6924

Resumen

Este trabajo discute las disputas y negociaciones en torno a las políticas curriculares para la formación docente en Brasil. Para ello, a partir de una investigación documental que se apoya en teóricos del campo del currículum, se analizan dos contextos específicos: en primer lugar, el caracterizado por el Plan Nacional de Educación (PNE) de 2014 y la producción de la Resolución CNE/CP nº 2/2015; y, en segundo lugar, el marcado por el proceso de impeachment, de 2016, y la consecuente producción de la Resolución CNE/CP nº 2/2019 que implanta la BNC-Formación. El trabajo busca interpretar procesos de articulación y disputas entre proyectos curriculares de formación docente que involucran diversos sujetos y demandas políticas y sociales. Por último, defendemos la diferenciación entre ambos contextos, así como la apuesta a la permanencia de las luchas políticas como un factor potenciador para perturbar las estabilizaciones hegemónicas alrededor de las políticas curriculares para la formación docente, principalmente las que se constituyeron en el actual escenario político brasileño.

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Cómo citar
TORRES, W. N.; MARTINEZ, S. A. Políticas curriculares para la formación docente: disputas y negociaciones en diferentes contextos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20928.075. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20928. Acesso em: 15 may. 2024.
Sección
Caderno temático "As reformas educacionais no Ensino Superior"
Biografía del autor/a

Doutorando Wagner Nobrega Torres, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Doutorando em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (PPGPS/UENF). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Técnico Operacional Nível Superior/ História. Trabalha no Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico LEEA/ CCH - UENF participando na produção e execução de projetos de extensão coordenados pela Profª Drª Simonne Teixeira. Investiga Políticas Educacionais com enfoque no currículo a partir de uma abordagem pós-estrutural. Atua como Coordenador Técnico Pedagógico de cursos de formação continuada para professores da educação básica e oferece suporte a programas de estudos, pesquisas e atividades docentes na área de História Geral e do Brasil no curso de Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). É Professor Docente I Efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC, RJ), lecionando as disciplinas História, Filosofia e Sociologia, desde 2007.

Dr.ª Silvia Alicia Martinez, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Graduada em Ciências da Educação (Mar del Plata,1986), Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993; 2000). Fez Estágio de Pós Doutoramento na Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, profissão docente, cultura material escolar, juventude e memória. Também atua e pesquisa na área da Educação Ambiental crítica. Atua na linha EDUCAÇÃO, CULTURA, POLÍTICA E CIDADANIA do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (Mestrado e Doutorado Acadêmico), sendo Coordenadora entre os anos de 2012 e 2016. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Região. Foi chefe do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem -LEEL-CCH-UENF (chefe de departamento de Educação) de 2007 a 2012. Foi coordenador de IC do CCH no período 2007-2008. Entre 2006 e 2018 foi membro do colegiado do Mestrado em Políticas Sociais da UENF. Entre 2007 e 2012 foi membro do Colegiado do Centro de Ciências do Homem; membro do Colegiado Acadêmico; Membro do Conselho Universitário. Entre 2012 e 2016 foi membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação. Tem desenvolvido pesquisas financiadas pela FAPERJ, pelo CNPq e pelo FUNBIO. É membro fundadora da diretoria da ANINTER-SH (Ass. Nac. de Pesquisa e Pós-Grad. Interdisciplinar em Sociais e Humanidades) e Coordenadora de GT do CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (2012 e 2013, 2015-2018). Foi presidente da Comissão para elaboração de APCN para o curso de Doutorado em Políticas Sociais, apresentado à CAPES no ano de 2014, aprovado em 21 de dezembro de 2014. Membro da comissão para elaboração de projeto institucional de Internacionalização CAPES/PrInt (2018). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2014.

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