Emancipatory and insurgent possibilities of Critical Pedagogy: dialoguing with Maria Amélia Santoro Franco

Main Article Content

Dr.ª Maria Amélia do Rosário Santoro Franco
https://orcid.org/0000-0003-3867-5452
Jefferson da Silva Moreira
https://orcid.org/0000-0002-5918-7928

Abstract

This interview aimed to deepen theoretical and methodological questions about the epistemological foundations of Critical Pedagogy, from the perspective of the formation of critical, insurgent pedagogues and researchers of the educational praxis. In this track, it also seeks to analyze the perceptions of Prof. Dr. Maria Amélia Santoro Franco about the challenges imposed to Pedagogy as a field of knowledge by the current neoliberal policies that are consolidated in the Brazilian educational scenario, especially in the field of teacher education, through Resolution No. 02/2019 of the National Education Council (CNE), which establishes the Common National Base for Teacher Education and its developments in the training of teachers and educators and the resistance movements to its implementation. Besides, the researcher makes notes about the current scenarios of the courses of Pedagogy in the Brazilian context after the National Curricular Guidelines (2006) and the dissonances between the formative proposals of these courses with the complex epistemology of Pedagogy as Science of the educative praxis.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
FRANCO, M. A. do R. S.; MOREIRA, J. da S. Emancipatory and insurgent possibilities of Critical Pedagogy: dialoguing with Maria Amélia Santoro Franco. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21121.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21121. Acesso em: 22 jul. 2024.
Section
Entrevistas
Author Biographies

Dr.ª Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Universidade Católica de Santos - UNISANTOS

Pedagoga, especialista em administração escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC/Campinas; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutora em Pedagogia e Prática Docente pela Universidade de Paris VIII (UP-VIII) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); professora titular e pesquisadora da Universidade Católica de Santos (Unisantos). Além disso, é líder do grupo de pesquisa Pedagogia Crítica: práticas e formação, da Unisantos, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq e vice-coordenadora da Cátedra Paulo Freire na mesma instituição. É autora de uma vasta produção intelectual sobre a epistemologia da Pedagogia; Pedagogias Críticas/emancipatórias; Pesquisa-ação; Práticas Pedagógicas; Formação de Professores e Didática Crítica, conforme atesta seu currículo lattes.

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), linha de pesquisa Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS, linha de pesquisa Currículo, Formação e Práticas Pedagógicas (PPGE/UEFS). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC). Participa do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (GEPEPINFOR), vinculado ao PPGE/UNIFESP e do Grupo de Estudos e Pesquisas Profissão docente: formação, saberes e práticas - (GEPPESP/UnB), na linha de pesquisa Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Interesse de estudos e pesquisas nas seguintes temáticas: Pedagogia Universitária, Didática, Formação de Professores, Aprendizagem Profissional da Docência, Professores Iniciantes e Pedagogia - tanto em relação ao curso quanto ao seu campo epistemológico. Possui experiência profissional na área de educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica na Educação Básica e Docência no Ensino Superior em cursos de graduação e pós-graduação latu sensu. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE) e da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed).

References

ARDOINO, Jacques. Perspectiva política de la educación. Traducción: A. Casais. Madrid, Narcea, 1980.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília: CNE, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em 27 de fev 2022.

BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abril de 2020, Seção 1, p. 46-49.

CAMBI, F. La pedagogia come sapere oggi: statuto epistemico e paradigma educativo. Studi Sulla Formazione/Open Journal of Education, v.20, n.2, p.409-413. Disponível em: https://oajournals.fupress.net/index.php/sf/article/view/9427. Acesso em 29 de mar de 2023.

FRANCO, M. A. S. A Pedagogia como ciência da Educação: entre práxis e epistemologia. 2001. 276 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, 1968. Texto mimeografado.

FREIRE, P. Papel da Educação na Humanização. 1967. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/1127/2/FPF_OPF_01_0003.pdf. Acesso em 10 de novembro de 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p.41-42.

FREIRE, P; SHOR, I. Medo e Ousadia. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021. 14.ed. p. 187.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

MASCARENHAS, A. D. M.; FRANCO, M. A. S. O esvaziamento da didática e da Pedagogia na (nova) BNC de formação inicial de professor da educação básica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.19, n.3, jul./set 2021. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1014-1035. Acesso em 10 de novembro de 2022.

MEDEIROS, E. A. de; AGUIAR, A. L. O. Formação inicial de professores da educação básica em licenciaturas de universidades públicas do Rio Grande Do Norte: estudo de currículos e suas matrizes curriculares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1028–1049, 2018. Disponível em: ttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10975. Acesso em: 25 fev. 2023.

Most read articles by the same author(s)