Análisis de la efctividad de la Enseñanza Media con mediación tecnológica en el estado de Rondônia

Contenido principal del artículo

Samuel dos Santos Junio
https://orcid.org/0000-0003-1500-4939
Jenerson Queiroz Lima Duarte
Lady Day Pereira de Souza
https://orcid.org/0000-0003-1500-4939

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar la efectividad del programa de Enseñaza Media con Mediación Tecnológica (EMMTEC) en el Estado de Rondônia en el período de 2016 a 2018. El marco teórico que sustenta el estudio trae temas como la legislación que instituye la eseñanza media, el proyecto de Enseãnza con Mediación Tecnológica y su puesta en funcionamiento. Los procedimientos metodológicos adoptados fueron el análisis documental de informes y documentos oficiales, principalmente la investigación realizada por un organismo de control específico en el Estado de Rondônia. Los resultados indican que la EMMTEC contribuyó al aumento de las matrículas de la población de 15 a 17 años, ya que logra llegar a comunidades de difícil acceso, que antes no contaban con todos los docentes de los componentes curriculares. La efectividad de la EMMTEC radica en su contribución a la universalización de la escuela secundaria y al aumento de las inscripciones en cursos técnicos simultáneos a la escuela secundaria.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
JUNIO, S. dos S. .; DUARTE, J. Q. L.; SOUZA, L. D. P. de. Análisis de la efctividad de la Enseñanza Media con mediación tecnológica en el estado de Rondônia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–20, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.15148.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15148. Acesso em: 3 jul. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Samuel dos Santos Junio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia / Professor EBTT

Doutor em Ciências da Educação - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD - Portugal. Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2017), possui Especialização em Educação Empreendedora pela PUC-Rio (2017) e Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Ouro Preto do Oeste - FAOURO (2011), possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (2012) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (2009). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia campus Porto Velho Zona Norte. Participante dos grupos de pesquisa: GEPED (Grupo de Pesquisa em Educação a Distância) e GEPISA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia).

Jenerson Queiroz Lima Duarte, Instituto Federal de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte

Especialização em Planejamento Estratégico na Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Brasil(2019). Possui graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO. É assessor Técnico do Ministério Público do Estado de Rondônia , Brasil.  Atualmente trabalha no Ministério Público do Estado de Rondônia. É membro do Grupo de Pesquisa de Educação à Distância - GEPED. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia - GEPISA. Possui afinidades com os seguintes temas: evasão, educação a distância, indicadores, e políticas públicas. 

Lady Day Pereira de Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia: Porto Velho

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão de Educação a Distância pelo Centro Universitário Claretiano. Especialista em Gestão de Serviços em Saúde e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Rondônia. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância - GPED e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia - GEPISA. Coordenadora de Pesquisa e Inovação no Campus Porto Velho Zona Norte-IFRO. Atua na área de Políticas Pública, Desenvolvimento Regional, Gênero, Empreendedorismo, Sustentabilidade, e, Educação a Distância.