“E de dentro do circo saiu um passarhomem, metade homem e metade pássaro”: as culturas infantis no jardim de infância

Conteúdo do artigo principal

Maria Manuela de Sampaio Pinto Silva
https://orcid.org/0000-0002-1294-3597

Resumo

Este trabalho foca as culturas infantis e sua articulação com o direito de crianças cidadãos, a partir de contributos socioantropológicos e da psicologia cultural. Usando uma narrativa interpretativa na perspetiva etnográfica, circunscrevemos o estudo de caso a um jardim de infância, onde, de modo holístico e pelo reconhecimento dos artefactos criados pelas crianças como reveladores de culturas infantis, escrutinamos modos e oportunidades das crianças serem atores sociais e participarem na coconstrução do seu currículo. Recorrendo a metodologias visuais e de análise de conteúdo, debruçamo-nos sobre as interações e produções das crianças, em diversos formatos e suportes, resultado da sua atividade autónoma, a pares ou de grupo, num jardim de infância da rede pública. Dos projetos das crianças se infere conhecimento sobre a infância e sobre os processos de construção das culturas infantis.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, M. M. de S. P. . “E de dentro do circo saiu um passarhomem, metade homem e metade pássaro”: as culturas infantis no jardim de infância. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–26, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.17619.072. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17619. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Práticas artísticas contemporâneas, crianças e docência: experiências estéticas
Biografia do Autor

Maria Manuela de Sampaio Pinto Silva, Agrupamento de Escolas Amado de Souza Cardoso

Ph.D. em EStudos da Criança, na área da Sociologia da Infância, trabalha diretamente com crianças pequenas
- de 3 a 6 anos - desde 1982. Na sua trajetória profissional, contatou os mais diversos ambientes sociais do seu país
e teve a possibilidade de ouvir, conversar e construir pedagogia, com as crianças e seus familiares ao longo do tempo.
O seu interesse pela análise social e pelas culturas infantis tem tido um papel fundamental para a sua compreensão
da infância e na promoção dos seus estudos, contribuindo para uma melhor prática pedagógica. Assim, desenvolveu
estudos, publicou textos, comunicações e projetos, simultaneamente com a prática pedagógica.

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