Tecnología y subjetividad: interacción del profesorado con el diario de clase digital

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Ketlyn Marciele Ferreira Sabadine
https://orcid.org/0000-0003-4699-3821
Dr. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes
https://orcid.org/0000-0003-4929-9544
Paulo Sérgio dos Santos Brito
https://orcid.org/0000-0002-3977-9408

Resumen

Este artículo es el resultado de una tesis de maestría profesional en Educación y Nuevas Tecnologías. Presenta el análisis de datos de entrevistas semiestructuradas, realizadas con directores, pedagogos y profesores que actúan en la red estatal de educación en la ciudad de Curitiba. La investigación tuvo como objetivo indagar sobre la apropiación y uso del Registro de Clase en Línea (RCO), una herramienta de registro escolar informatizado con el fin de identificar y analizar la relación que se establece entre las asignaturas de la escuela y la tecnología digital en cuestión. Los autores que apoyaron la investigación fueron Vieira Pinto (2005); Feenberg (2013); Paro (2016); Freiré (2000); Brandão; dagnino; Novaes, (2004); Ferreira (2001). Al analizar los discursos de los sujetos, de los datos de la investigación surgieron 5 categorías: Concepción de la tecnología; Preparación para la apropiación y uso del Registro de Clase en Línea; Aparatos tecnológicos; Funcionalidades de la herramienta digital (RCO); Democracia o control del trabajo docente. En la investigación se encontraron evidencias que indican que la RCO puede ser a la vez una herramienta de gestión democrática o controladora dependiendo del propósito e intención de quienes la utilizan.

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Detalles del artículo

Cómo citar
SABADINE, K. M. F. .; MENDES, A. A. P. .; BRITO, P. S. dos S. . Tecnología y subjetividad: interacción del profesorado con el diario de clase digital. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–24, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.18222.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18222. Acesso em: 5 may. 2025.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Ketlyn Marciele Ferreira Sabadine, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba - SME

 Possui graduação em Pedagogia pela Faculdades Integradas Santa cruz de Curitiba. Possui Especialização em Formação Docente para EaD - UNINTER (2019). Especialista em Psicopedagogia - UNISANTACRUZ. Mestrado em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Com experiência na Educação Básica como coordenadora pedagógica e professora das series iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Superior, na orientação do Ensino a Distância e na elaboração de Material Didático.

Dr. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná; mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná; graduado em Filosofia pelo Instituto Vicentino de Filosofia; graduado em licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo; graduado em licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Atualmente é professor titular do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional e do Quadro Próprio do Magistério - Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade. É pesquisador da FAMPECT - Fundação Wilson Picler de Amparo à Educação, Ciência e Tecnologia.

Paulo Sérgio dos Santos Brito, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba - SME

Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia pelos Institutos Lactec; pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo IEP/UFPR; graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é orientador pedagógico do Centro Universitário Internacional UNINTER nos cursos EAD, professor contratado da Secretaria de Estado da Educação do Paraná na disciplina de matemática e responsável técnico como engenheiro eletricista da empresa Átomo Sistemas Elétricos. Participa do grupo de pesquisa FORMAÇÃO INTEGRAL, MEDIAÇÃO E TECNOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR.

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