Tecnologia e subjetividade: a interação dos professores com o diário de classe digital

Conteúdo do artigo principal

Ketlyn Marciele Ferreira Sabadine
https://orcid.org/0000-0003-4699-3821
Dr. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes
https://orcid.org/0000-0003-4929-9544
Paulo Sérgio dos Santos Brito
https://orcid.org/0000-0002-3977-9408

Resumo

Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado profissional em Educação e Novas Tecnologias. Nele é apresentada a análise de dados de entrevistas semiestruturadas, realizadas com diretores, pedagogos e professores atuantes na rede estadual de educação no município de Curitiba. O objetivo da pesquisa foi o de investigar a apropriação e uso do Registro de Classe Online (RCO), ferramenta informatizada de registro escolar a fim de identificar e analisar a relação estabelecida entre os sujeitos da escola e a tecnologia digital em questão. Os autores que fundamentaram a pesquisa foram Vieira Pinto (2005); Feenberg (2013); Paro (2016); Freire (2000); Brandão; Dagnino; Novaes, (2004); Ferreira (2001). Ao analisar as falas dos sujeitos foram encontradas 5 categorias emergentes dos dados da pesquisa: Concepção de tecnologia; Preparação para apropriação e uso do Registro de Classe Online; Aparato tecnológico; Funcionalidades da ferramenta digital (RCO); Democracia ou controle do trabalho docente. Na pesquisa encontrou-se evidências que indicam que o RCO pode ser ao mesmo tempo uma ferramenta de gestão democrática ou controladora dependendo da finalidade e intencionalidade de quem a usa.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SABADINE, K. M. F. .; MENDES, A. A. P. .; BRITO, P. S. dos S. . Tecnologia e subjetividade: a interação dos professores com o diário de classe digital. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–24, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.18222.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18222. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Ketlyn Marciele Ferreira Sabadine, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba - SME

 Possui graduação em Pedagogia pela Faculdades Integradas Santa cruz de Curitiba. Possui Especialização em Formação Docente para EaD - UNINTER (2019). Especialista em Psicopedagogia - UNISANTACRUZ. Mestrado em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Com experiência na Educação Básica como coordenadora pedagógica e professora das series iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Superior, na orientação do Ensino a Distância e na elaboração de Material Didático.

Dr. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná; mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná; graduado em Filosofia pelo Instituto Vicentino de Filosofia; graduado em licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo; graduado em licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Atualmente é professor titular do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional e do Quadro Próprio do Magistério - Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade. É pesquisador da FAMPECT - Fundação Wilson Picler de Amparo à Educação, Ciência e Tecnologia.

Paulo Sérgio dos Santos Brito, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba - SME

Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia pelos Institutos Lactec; pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo IEP/UFPR; graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é orientador pedagógico do Centro Universitário Internacional UNINTER nos cursos EAD, professor contratado da Secretaria de Estado da Educação do Paraná na disciplina de matemática e responsável técnico como engenheiro eletricista da empresa Átomo Sistemas Elétricos. Participa do grupo de pesquisa FORMAÇÃO INTEGRAL, MEDIAÇÃO E TECNOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR.

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