Del discurso al compromiso jurídico: la democracia de la gestión de la educación pública brasileña reglamentada a partir del Plan Nacional de Educación 2014-2024

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Dr.ª Renata Riva Finatti

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FINATTI, R. R. Del discurso al compromiso jurídico: la democracia de la gestión de la educación pública brasileña reglamentada a partir del Plan Nacional de Educación 2014-2024. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–2, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21959.064. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21959. Acesso em: 5 dic. 2025.
Sección
Resumo de tese
Biografía del autor/a

Dr.ª Renata Riva Finatti, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação pela Linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR); período de "sanduíche"/Estágio Avançado de Doutoramento na Universidade do Minho/Portugal (fev a jul/2020), pelo PRINT - Programa Institucional de internacionalização, financiada pela CAPES. Mestre em Educação - Linha de Políticas Educacionais - PPGE/UFPR (2016). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Profissional do Magistério na Prefeitura Municipal de Curitiba e Pedagoga no Estado do Paraná. Foi conselheira no Conselho Municipal de Educação de Curitiba - CME entre 2016 e 2017. De junho/2014 a dez/2016 atuou na gerência de Gestão Escolar do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, na formação de professores/as e gestores/as escolares, no acompanhamento dos Conselhos Escolares e na articulação com a Secretaria de Estado de Educação (SEED) por meio do Grupo de trabalho Curitiba. De jan/2013 a maio/2014 atuou como diretora de polo do Projovem Urbano Curitiba, realizando formação de professores, acompanhamento pedagógico, orientação, supervisão e articulação das especificidades do Programa em Curitiba com as diretrizes e orientações nacionais. (Texto informado pelo autor)

Citas

FINATTI, Renata Riva. Do discurso ao compromisso legal : a democracia da gestão da educação pública brasileira normatizada a partir do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Curitiba, 2021. 484 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/72797. Acesso em junho-2023.

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