Parceria público-privada: um estudo sobre aquisição e investimento em material apostilado para a Educação Infantil da rede pública municipal de ensino – Irati/PR

Conteúdo do artigo principal

Elisandra Aparecida Czekalski
https://orcid.org/0000-0002-4631-019X
Marisa Schneckenberg
https://orcid.org/0000-0003-1236-8147

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a parceria público-privada entre a Prefeitura Municipal de Irati – PR e a Editora OPET/SEFE, na aquisição de apostilas para a rede pública de ensino do referido município. Como referencial teórico e metodológico para descrição e análise dos dados, o ciclo de políticas foi utilizado. Com o propósito de entender como ocorreu o processo de parceria, foram utilizadas entrevistas com a Secretária Municipal de Educação que atuava na época (2001-2004) da contratação das apostilas (2001). Também, com a Secretária Municipal que atuou no processo de transição da Educação Infantil, em sua perspectiva assistencialista, para a gestão da Secretaria Municipal de Educação, na perspectiva educacional (2005-2009). Ainda, em consulta ao setor administrativo da Prefeitura Municipal, foi possível realizar um levantamento parcial do montante investido pelo município nos dezoito anos da parceria. A conclusão da pesquisa permitiu verificar a urgência das políticas públicas do município discutirem o currículo para a infância com embasamento teórico sólido e pertinente, para que o trabalho pedagógico com os pequenos seja adequado, colocando como premissa primeira o respeito à infância e suas particularidades.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CZEKALSKI, E. A.; SCHNECKENBERG, M. . Parceria público-privada: um estudo sobre aquisição e investimento em material apostilado para a Educação Infantil da rede pública municipal de ensino – Irati/PR. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–23, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.15261.066. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15261. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Elisandra Aparecida Czekalski, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Mestre em Educação. Professora de Educação Infantil.

Marisa Schneckenberg, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Doutora em Educação. Professora de graduação e pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Centro Oeste. Contato: marisaunicentro@hotmail.com

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)