Ensino e aprendizagem de cálculo: explorando os três mundos da Matemática

Conteúdo do artigo principal

Rafael Winícius da Silva Bueno
Lori Viali

Resumo

Este artigo traz uma pesquisa teórica, de cunho qualitativo, caracterizada como um estudo bibliográfico, realizada com o objetivo de descrever a teoria dos Três Mundos da Matemática, proposta por David Tall, e conectá-la com aspectos relevantes para o ensino e a aprendizagem de Cálculo. Nesse sentido, foi construído um panorama geral sobre os mundos Conceitual Corporificado, Operacional Simbólico e Formal Axiomático e foram trazidas ideias inerentes à teoria e voltadas para o estudo de conceitos desse campo do conhecimento. Percebeu-se, em oposição aos usuais processos mecânicos e repetitivos usados para o cálculo de limites, derivadas e integrais, que uma abordagem pedagógica alternativa pode ser construída. Dessa forma, sugere-se introduzir o estudo do Cálculo a partir de já-encontrados da geometria, da aritmética e da álgebra, que pertencem à realidade corpórea e simbólica, vislumbrada nos mundos habitados pelos acadêmicos que ingressam no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BUENO, R. W. da S.; VIALI, L. Ensino e aprendizagem de cálculo: explorando os três mundos da Matemática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–20, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16896.068. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16896. Acesso em: 16 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Rafael Winícius da Silva Bueno, Instituto Federal Farroupilha

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Escola Politécnica e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática