Entre Malas e Viagens: a arte contemporânea e as possibilidades da docência com e para as crianças
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A resenha é um convite a viajar na obra Arte Contemporânea e Educação Infantil: crianças observando, descobrindo e criando, organizada por Susana Rangel Vieira da Cunha e Rodrigo Saballa de Carvalho. Publicada pela Editora Mediação, em 2017, a escrita evoca nove narrativas que, colaborativamente, discutem e problematizam a escola infantil e suas aproximações com a arte contemporânea.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
CARVALHO, Rodrigo Saballa de; GUIZZO, Bianca Salazar. Cartas de Pasantes como Textos Pedagógicos: momentos de la Docencia em Educación Infantil. Hachetetepé. Revista Científica de Educación y Comunicación. Nº 20, p. 6-16, 2020.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Arte Contemporânea e Educação Infantil: crianças observando, descobrindo e criando. Porto Alegre: Mediação, 2017.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da et al. As Artes no Universo Infantil. Porto Alegre: Mediação, 2017.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós-modernas. Tradução de Magda França Lopes, com revisão técnica de Kátia de Souza Amorim. Porto Alegre: Penso, 2019.
DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GANDINI, Lella et al. O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. Porto Alegre: Penso, 2019.
HORN, Maria da Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
QUINTEIRO, Jucirema. Infância e educação no Brasil: um campo de estudos em construção. FARIA, A. L. de; DEMARTINI, Z. B. F.; PRADO, P. D. Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisas com crianças. Campinas: Autores Associados, 2009.
SILVA, Marcelo Oliveira; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Concepções sobre currículo na Educação Infantil: ressonâncias da Pedagogia da Infância em narrativas de professoras. Currículo Sem Fronteiras, v. 20, p. 497-514, 2020.
STACCIOLI, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância. Campinas: Autores Associados, 2013.