O desenho infantil potencializado pelos estudos da cultura visual e pela educação estética

Conteúdo do artigo principal

Eva Bernadete Budniak Tozato
https://orcid.org/0000-0002-5538-2582
Rossano Silva
https://orcid.org/0000-0003-1591-860X

Resumo

O presente artigo consiste em pesquisa qualitativa a partir de intervenção pedagógica no decorrer das aulas de artes visuais e apresenta reflexões sobre o desenho enquanto linguagem expressiva, potencializado por ações mediadas pela professora, enriquecido pela ampliação visual a partir da educação estética. A ação docente partiu de uma inquietação a respeito do uso de estereótipos e animismo nos desenhos de crianças das turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A análise foi realizada a partir do conceito de “desenhos recebidos” de Vianna (2012), com a intervenção pedagógica fundamentada no conceito de “desenho cultivado” de Iavelberg (2013, 2017), nos “Estudos da Cultura Visual”, propostos por Hernández (2000, 2007) e por meio da “educação estética”, fundamentada em Vigotski (2003). A experiência demonstrou a presença de imagens recebidas e possibilidades de sua transformação e evidenciou a necessidade de aprofundamento nas questões levantadas que se encontram em desenvolvimento em uma pesquisa de mestrado.

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Detalhes do artigo

Como Citar
TOZATO, E. B. B. .; SILVA, R. O desenho infantil potencializado pelos estudos da cultura visual e pela educação estética. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–25, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17581.018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17581. Acesso em: 8 abr. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Eva Bernadete Budniak Tozato, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagem (GEPETeL/UFPR). Especialista em Mídias Integradas na Educação (UFPR), em Educação Especial Inclusiva (FAPAN) e Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio (UFPR). Graduada em Educação Artística pela Faculdade de Artes do Paraná. Professora de Arte e da Educação Infantil, na Rede Municipal de Ensino Curitiba.

Rossano Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação e Mestre em Educação na Linha de História e Historiografia da Educação pela UFPR. Especialista em Ensino da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná e graduado em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2001). Professor Adjunto da UFPR no Departamento de Expressão Gráfica, no Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prático de Ensino e no Programa de Pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão gráfica, linguagem visual, ensino de arte, história da educação, formação de professores e artes visuais.

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