Tensões e embates na formação docente: perspectivas históricas e análise crítica da BNC-Formação e BNC-Formação continuada

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Mestrando Luiz Gustavo Tiroli
https://orcid.org/0000-0002-7912-8319
Profª Drª Adriana Regina de Jesus
https://orcid.org/0000-0002-9346-5311

Resumo

A formação de professores é espaço de embates de visões de mundo. Sua importância se revela tanto por permitir a manutenção do sistema vigente, como por proporcionar a transformação da realidade posta. O objetivo da pesquisa consiste em analisar criticamente as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada de professores para a educação básica e suas implicações para o ser e fazer docente. A técnica de pesquisa é a revisão bibliográfica e documental, tendo como premissa o tratamento qualitativo dos dados. Diante da investigação, constatou-se que as novas diretrizes configuram uma concepção de ser e fazer docente centrado no pragmatismo, imediatismo e tecnicismo. Ao contrário, almeja-se uma formação teórica-científica-cultural capaz de instrumentalizar o docente para uma educação voltada à humanização dos educandos.

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Como Citar
TIROLI, L. G.; DE JESUS, A. R. Tensões e embates na formação docente: perspectivas históricas e análise crítica da BNC-Formação e BNC-Formação continuada. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–24, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20732.066. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20732. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Caderno temático "As reformas educacionais no Ensino Superior"
Biografia do Autor

Mestrando Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Acadêmico do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil na perspectiva da Teoria Crítica do Direito Civil e do Direito Civil-Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade civil, direito das famílias e sucessões, direitos humanos, democracia, empresas e ensino jurídico.

Profª Drª Adriana Regina de Jesus, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora do Programa de stricto sensu da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Líder do grupo estudo e pesquisa cadastrado no CNPq: Curriculo, Formação e Trabalho Docente.

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