A alfabetização nos currículos dos cursos de Pedagogia presencial nas Instituições de Ensino Superior públicas do estado do Paraná: a concepção epistemológica proeminente

Conteúdo do artigo principal

Iara Santos Nascimento Monch
https://orcid.org/0009-0009-2499-7400
Dr.ª Claudia Maria Petchak Zanlorenzi
https://orcid.org/0000-0002-8937-6308
Dr.ª Andreia Bulaty
https://orcid.org/0000-0001-9974-6221

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa de iniciação científica que teve por objetivo investigar a concepção de alfabetização nos currículos dos cursos de Pedagogia, no Paraná, especialmente a concepção epistemológica proeminente. Problematiza-se: Qual base epistemológica é dominante nos currículos de Pedagogia nas disciplinas que tratam da alfabetização? Para tanto, foi utilizada a pesquisa exploratória qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica é ancorada em autores que tratam da alfabetização e do currículo como, por exemplo, Smolka (2003), Ferreiro (1999), Ferreiro e Palacio (1990), Soares (2010). A pesquisa documental, por sua vez, teve como fonte os currículos dos cursos de Pedagogia presencial das Instituições de Ensino Superior públicas do estado do Paraná. A pesquisa mapeou a concepção de alfabetização mais presente nos respectivos cursos e as implicações na formação inicial docente, apontando que o construtivismo, neste caso a teoria cognitivista piagetiana, é proeminente.

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Detalhes do artigo

Como Citar
MONCH, I. S. N. .; ZANLORENZI , C. M. P. .; BULATY, A. A alfabetização nos currículos dos cursos de Pedagogia presencial nas Instituições de Ensino Superior públicas do estado do Paraná: a concepção epistemológica proeminente. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22902.057. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22902. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Iara Santos Nascimento Monch, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (2020-2023), analista de recursos humanos (2019-2021), membro do Circulo de Estudos em Lingagens na Infância  (UNESPAR/UV - 2022). Atuou como docente em escolas municipais (2022) e tutora de desenvolvimento infantil na Escola Adventista (2022).

Dr.ª Claudia Maria Petchak Zanlorenzi , Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson e em Letras pela FECLI, atualmente Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação Em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014), Mestre em Educação pelo mesmo Programa ( 2006) e Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2018). Possui especialização em Educação Infantil (UTP) e Supervisão, Orientação e Gestão Educacional (UNICENTRO).Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR- Campus de União da Vitória e Coordenadora do Curso de Pedagogia. Contadora de histórias. Integrante do Grupo de Pesquisa HISTEDBR - Campos Gerais; do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa - GEPPRAX( UNESPAR/UV). 

Dr.ª Andreia Bulaty, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Pós Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2021); Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019), Mestre emEducação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014), Especialização em Educação Infantil na Universidade Estadual do Centro Oeste (2012), graduada emPedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2010). Integrante dos grupos de pesquisa: Práxis educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógica(UNICENTRO), Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa - GEPPRAX (UNESPAR) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura/ GEPAVEC(UEPG). Atualmente professora colaboradora e coordenadora do estágio curricular supervisionado no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/UV).

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