(In)observâncias dos direitos humanos das crianças destacadas em documentos da UNESCO e do PNUD

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Dr.ª Maria José de Rezende

Resumo

São possíveis muitos percursos teóricos, metodológicos e procedimentais para análises de documentos com características singulares como as dos materiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) analisados neste estudo. São produções textuais extensas, que tratam de problemas diversos ao se proporem a falar aos Estados, governantes e organizações da sociedade civil. Este artigo adotou uma abordagem particular ao recortar as diagnoses sobre os desafios, presentes no continente latino-americano, no campo educacional, bem como as orientações relacionadas aos caminhos possíveis para superar o não acatamento dos direitos humanos das crianças. Há uma distância substantiva entre os poucos avanços detectados e as proposições prescritivas que visam garantir aos meninos e meninas de todos os grupos e classes sociais o direito ao aprendizado. Nas proposições prescritivas (mais do que nos diagnósticos elencados neste relatório) as ambiguidades e as ambivalências ficam, potencialmente, evidentes.

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Como Citar
REZENDE, M. J. de . (In)observâncias dos direitos humanos das crianças destacadas em documentos da UNESCO e do PNUD. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.23689.028. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23689. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Maria José de Rezende, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Sociologia pela USP. Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP. Professora de Sociologia na UEL. Membro do Mestrado Profissionalizante em Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio).

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