O uso do documentário “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” e as reflexões sobre o mundo do trabalho em uma sequência de aulas de sociologia: um relato de experiência

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Luana Lopes

Resumo

Este relato de experiência é resultado da sequência de três aulas de sociologia ministradas no primeiro ano do ensino médio integrado ao ensino técnico em um curso de Produção de Moda. O objetivo das aulas foi proporcionar reflexões sobre o mundo do trabalho e usando o documentário nacional “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” (2019), como principal recurso didático para a abordagem dos conceitos sociológicos “trabalho”, “alienação” e “flexibilização do trabalho”. O documentário foi filmado na cidade de Toritama/PE, conhecida como “capital do jeans”, retratando a vida de trabalhadores e a relação desenvolvida com o carnaval. Ao final, os estudantes produziram uma carta endereçada aos moradores da cidade de Toritama, com o objetivo de refletir sobre os conceitos relacionados ao mundo do trabalho discutidos nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LOPES, L. O uso do documentário “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” e as reflexões sobre o mundo do trabalho em uma sequência de aulas de sociologia: um relato de experiência. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24841.041. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24841. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Dr.ª Luana Lopes, Institudo Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutora em Educação (UFPR), mestre em Sociologia Política e Licenciada em Ciências Sociais (UFSC)

Referências

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. 16ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

ESTOU me guardando para quando o carnaval chegar. Direção de Marcelo Gomes. Produção de Nara Aragão e João Vieira Jr. São Paulo: Netflix, 2019. 1h25.

MARX, K. O capital: crítica à economia política. Tradução de J. Teixeira Martins e Vital Moreira. Transcrição de Alexandre Linares. HTML por José Braz. 1ª edição em português. Coimbra: Centelha, 1974. 1ª edição original, 1867. Disponível em:https://www.marxists.org/portugues/marx/1867/ocapital-v1/index.htm#topp Acesso em: 10 março 2025.

MORAES, A. C.; GUIMARÃES, E. da F. Metodologia de ensino de ciências sociais: relendo as OCEM-Sociologia. Sociologia: ensino médio. Tradução. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

PROJETO POLÍTICO DE CURSO EM PRODUÇÃO DE MODA. Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Araranguá, 2025.

RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. - (Coleção formação pedagógica; v. 5). Disponível em: https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2016/05/Historia-e-politica-da-educacao-profissional.pdf . Acesso em 24 de março de 2025