Iniciação Científica no Novo Ensino Médio: a docência em uma escola pública de Salvador (2024)

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Me. Daiana Junqueira Moreira

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a experiência pedagógica desenvolvida na disciplina de Iniciação Científica, componente dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio, em uma escola pública de Salvador, Bahia, no ano letivo de 2024. A proposta buscou estimular o pensamento crítico, a autonomia intelectual e o protagonismo estudantil por meio da realização de projetos de pesquisa. O estudo, de abordagem qualitativa e fundamentado na análise de conteúdo, acompanhou duas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Os resultados indicam que a Iniciação Científica pode contribuir para o desenvolvimento de competências investigativas, para a valorização da produção escrita e para a construção da autonomia discente, ao mesmo tempo em que revelou desafios relacionados à estrutura curricular e às metodologias de ensino. Conclui-se que a disciplina pode constituir um espaço estratégico de formação crítica no Ensino Médio, desde que sejam asseguradas condições adequadas de implementação.

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Como Citar
MOREIRA, D. J. Iniciação Científica no Novo Ensino Médio: a docência em uma escola pública de Salvador (2024). Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.25101.044. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/25101. Acesso em: 14 dez. 2025.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Me. Daiana Junqueira Moreira, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (2020; 2021). Possui especialização em Docência e Prática de Ensino em História (2022) e Educação Especial e Inclusiva (2022). Pós-graduada em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2023). Tem experiência nas áreas de pesquisa em História Agrária, Regional e Ensino de História, atuando nos seguintes temas: História do trabalho rural; Movimentos sociais no campo; Educação e Currículo.

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