Tessituras constitutivas da abordagem (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa qualitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.12960.006

Palavras-chave:

Abordagem (auto)biográfica, Fenomenologia, Experiências, (Auto)biographical approach, Phenomenology, Experiences, Enfoque (auto)biográfico, Fenomenología, Experiencias

Resumo

Este trabalho tem como objeto uma discussão sobre as tessituras constitutivas da abordagem (auto)biográfica no campo da pesquisa qualitativa. Aborda a relação com a fenomenologia social de Alfred Schutz, evidenciando como a abordagem (auto)biográfica se insurge como um dispositivo de pesquisa que traz à baila os sentidos que o homem produz nas discussões do ser no mundo. Das contribuições de Schutz (1979) e Husserl (1990), o artigo apresenta as características da abordagem (auto)biográfica pela óptica de Ferrarotti (1988), Josso (2004), Souza (2007), entre outros. O objetivo do trabalho é apresentar as tessituras constitutivas da abordagem (auto)biográfica por meio da discussão de suas bases epistêmicas e da relação com a linguagem. Trata-se de um estudo bibliográfico, que mostra que a (auto)biografia tem sua base na fenomenologia social e concebe as narrativas como elemento de centralidade para os estudos das aprendizagens experienciais reveladas nas trajetórias de vida, formação e profissão de um sujeito. 

 

Palavras-chave: Abordagem (auto)biográfica. Fenomenologia. Experiências.

 

Abstract

 

Constitutive assembling of the (auto)biographical approach as a qualitative research device

 

This paper aims to discuss the constitutive assembling of the (auto)biographical approach in the field of qualitative research. It addresses the relationship with Alfred Schutz’s social phenomenology, highlighting how the (auto)biographical approach emerges as a research device that brings to light the senses that man produces in the discussions of being in the world. From the contributions of Shutz (1979) and Husserl (1990), the paper presents the characteristics of the (auto)biographical approach from the point of view of Ferrarotti (1988), Josso (2004), Souza (2007) and others. The objective of the paper is to present the constitutive assembling of the (auto)biographical approach through the discussion of its epistemic bases and the relation with the language. It is a bibliographical study that shows that (auto)biography is based on the social phenomenology, and conceives narratives as an element of centrality for the study of experiential learning revealed in the trajectories of life, formation and profession of a subject.

 

Keywords: (Auto)biographical approach. Phenomenology. Experiences.

 

Resumen

 

Tesituras constitutivas del enfoque (auto)biográfico como dispositivo de investigación cualitativa

 

Este trabajo tiene como objeto una discusión sobre las tesituras constitutivas del abordaje (auto)biográfico en el campo de la investigación cualitativa. Aborda la relación con la fenomenología social de Alfred Schutz, evidenciando cómo el abordaje (auto)biográfico se insurge como un dispositivo de investigación que trae a la baila los sentidos que el hombre produce en las discusiones del ser en el mundo. De las contribuciones de Schutz (1979) y Husserl (1990), el artículo presenta las características del enfoque (auto)biográfico por la óptica de Ferrarotti (1988), Josso (2004), Souza (2007) entre otros. El objetivo del trabajo es presentar las tesituras constitutivas del abordaje (auto)biográfico por medio de la discusión de sus bases epistémicas y de la relación con el lenguaje. Se trata de un estudio bibliográfico, que muestra que la (auto)biografía tiene su base en la fenomenología social y concibe las narrativas como elemento de centralidad para los estudios de los aprendizajes experienciales revelados en las trayectorias de vida, formación y profesión de un sujeto.

 

Palabras clave: Enfoque (auto)biográfico. Fenomenología. Experiencias.

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cpntemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Univesidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

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Publicado

2019-08-10

Como Citar

SILVA, F. O. da. Tessituras constitutivas da abordagem (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa qualitativa. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–15, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.12960.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12960. Acesso em: 22 dez. 2024.