Reflexões sobre a precarização do trabalho docente no Ensino Superior brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.15116.003

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a crescente precarização do trabalho docente no Ensino Superior, em contradição aos objetivos que caracterizam a Universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão. A realização do estudo foi pautada, inicialmente, nos estudos e nas discussões sobre o neoliberalismo e a democracia, apontando limites e desafios dos docentes na luta pela conquista, na garantia de direitos e nas condições de trabalho. Ressalta-se a importância das lutas do movimento sindical docente, com destaque ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), e a necessidade de resistência. Com base nessa contextualização, são apontados aspectos referentes à precarização do trabalho docente, a partir de alguns dados referentes à realidade do trabalho de professores nas Universidades Estaduais do Paraná publicados pelo Comando Sindical Docente (CSD/ANDES/PR).

Palavras-chave: Ensino Superior. Precarização. Trabalho docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-10-10

Como Citar

SCHLESENER, A. H.; FERNANDES DE LIMA, M. Reflexões sobre a precarização do trabalho docente no Ensino Superior brasileiro. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–17, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.15116.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15116. Acesso em: 21 nov. 2024.