A prática pedagógica como fonte de conhecimento

Conteúdo do artigo principal

Leide Mara Schmidt
Mariná Holzmann Ribas
Marlene Araújo de Carvalho

Resumo

O pretendido no texto são algumas reflexões sobre a prática pedagógica, a partir do que se vem discutindo em publicações recentes, tendo como fio condutor a formação contínua dos professores. Isto está apresentado em três momentos: no primeiro, tenta-se discutir o conceito de prática na perspectiva dialética. Em seguida estabelecem-se duas diretrizes, já utilizadas por VEIGA (1989): a prática pedagógica repetitiva e a prática pedagógica reflexiva. No segundo momento, tece-se um panorama onde aparecem os problemas da educação e do ensino localizados na escola, que dificultam um trabalho participativo e coletivo. Ao mesmo tempo, chama-se a atenção para a exigência de um novo profissional capaz de responder aos desafios que a sociedade está a exigir. Finalmente, coloca-se a preocupação de educadores e estudiosos de vários países, inclusive do Brasil, sobre a necessidade de mudanças no trabalho docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SCHMIDT, L. M.; RIBAS, M. H.; CARVALHO, M. A. de. A prática pedagógica como fonte de conhecimento. Olhar de Professor, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1332. Acesso em: 23 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>