O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor

Conteúdo do artigo principal

Maria do Carmo Galiazzi
Renata Hemandez Lindemann

Resumo

Neste trabalho discutimos as aprendizagens sobre ser professor, favorecidas pelo diário de estágio, ao ser instrumento de reflexão sobre a atividade docente e a sala de aula. Apresentamos os resultados da análise de um diário de estágio, em que estagiária e professores da Universidade e da escola fizeram registros das aulas, das observações, das situações vivenciadas dentro e fora da sala de aula, responderam, questionaram e refletiram sobre as ações desenvolvidas durante o estágio. O diário em análise se caracterizou por: ser ambiente de expressão e questionamento das teorias curriculares pessoais; possibilitar construir e avaliar a proposta de estágio enquanto processo em curso; favorecer a discussão e explicitação de teorias, atitudes, normas, valores e sentimentos. Os resultados permitem propor o diário de estágio como meio de intensificar o diálogo entre os formadores e alunos; de ampliar o conhecimento sobre a escola; de tomar essa vivência um movimento de explicitação e enriquecimento das teorias curriculares construídas ao longo da graduação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GALIAZZI, M. do C.; LINDEMANN, R. H. O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor. Olhar de Professor, [S. l.], v. 6, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1396. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo