O brincar e suas possibilidades na Educação Infantil: uma revisão sistemática

Conteúdo do artigo principal

Paula Marcella Guergolet Brandão
https://orcid.org/0000-0002-8941-7499
Geuciane Felipe Guerim Fernandes
https://orcid.org/0000-0002-8033-6561

Resumo

O presente artigo teve como objetivo investigar o papel da brincadeira como direito fundamental na educação infantil. A Educação Infantil deve ter a finalidade de garantir à criança acesso a aprendizagens de distintas linguagens, assim como o direito à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. As motivações que encaminharam o interesse pelo assunto buscam analisar a brincadeira como atividade principal da infância e o papel da pré-escola na promoção do brincar. Neste sentido, delineou-se a problemática da pesquisa: Como a brincadeira pode contribuir no processo de humanização das crianças em idade pré-escolar? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo de revisão sistemática, realizada a partir de trabalhos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2013 a 2018, em diálogo com Costa (2017); Couto (2013); Graciliano (2014); Leontiev (2010); Lima (2018); Marcolino (2013), Mello (2007); Pasqualini (2013); entre outros, que buscam compreender o desenvolvimento infantil a partir dos fundamentos propostos pela teoria histórico-cultural. A partir das teses da Teoria Histórico-Cultural, reafirmamos a fundamental importância da educação para o desenvolvimento infantil. Ao compreender que o desenvolvimento acontece por meio da aprendizagem percebe-se que a criança começa aprender a partir do momento que nasce. Em cada estágio do desenvolvimento há uma forma especial de interação da criança com o meio para apropriar-se da cultura e desenvolver-se. Portanto, este trabalho destaca o papel da brincadeira e suas possibilidades na infância.

Detalhes do artigo

Como Citar
BRANDÃO, P. M. G. .; FERNANDES, G. F. G. . O brincar e suas possibilidades na Educação Infantil: uma revisão sistemática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–18, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.15956.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15956. Acesso em: 8 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paula Marcella Guergolet Brandão, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Pedagoga pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Pós Graduanda em Educação Especial e inclusiva pela Unopar.

Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre e doutoranda em educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora colaboradora na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, curso de Pedagogia.