O brincar e suas possibilidades na Educação Infantil: uma revisão sistemática

Conteúdo do artigo principal

Paula Marcella Guergolet Brandão
https://orcid.org/0000-0002-8941-7499
Geuciane Felipe Guerim Fernandes
https://orcid.org/0000-0002-8033-6561

Resumo

O presente artigo teve como objetivo investigar o papel da brincadeira como direito fundamental na educação infantil. A Educação Infantil deve ter a finalidade de garantir à criança acesso a aprendizagens de distintas linguagens, assim como o direito à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. As motivações que encaminharam o interesse pelo assunto buscam analisar a brincadeira como atividade principal da infância e o papel da pré-escola na promoção do brincar. Neste sentido, delineou-se a problemática da pesquisa: Como a brincadeira pode contribuir no processo de humanização das crianças em idade pré-escolar? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo de revisão sistemática, realizada a partir de trabalhos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2013 a 2018, em diálogo com Costa (2017); Couto (2013); Graciliano (2014); Leontiev (2010); Lima (2018); Marcolino (2013), Mello (2007); Pasqualini (2013); entre outros, que buscam compreender o desenvolvimento infantil a partir dos fundamentos propostos pela teoria histórico-cultural. A partir das teses da Teoria Histórico-Cultural, reafirmamos a fundamental importância da educação para o desenvolvimento infantil. Ao compreender que o desenvolvimento acontece por meio da aprendizagem percebe-se que a criança começa aprender a partir do momento que nasce. Em cada estágio do desenvolvimento há uma forma especial de interação da criança com o meio para apropriar-se da cultura e desenvolver-se. Portanto, este trabalho destaca o papel da brincadeira e suas possibilidades na infância.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BRANDÃO, P. M. G. .; FERNANDES, G. F. G. . O brincar e suas possibilidades na Educação Infantil: uma revisão sistemática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–18, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.15956.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15956. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Paula Marcella Guergolet Brandão, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Pedagoga pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Pós Graduanda em Educação Especial e inclusiva pela Unopar.

Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre e doutoranda em educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora colaboradora na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, curso de Pedagogia.