Base Nacional Comum Curricular: as implicações para o currículo da Educação Infantil no Estado do Paraná

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Doutoranda Rubian Mara de Paula
https://orcid.org/0000-0001-6970-4848
Prof.ª Dr.ª Catarina Moro
https://orcid.org/0000-0003-3109-5885

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCCEI) e o Referencial Curricular do Paraná da Educação Infantil (RCPEI), junto às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI’s, constituem os documentos que normatizam a elaboração dos currículos para essa etapa educacional. O presente artigo analisa o contexto, a elaboração e a fundamentação teórico-metodológica desses documentos, a fim de identificar as suas implicações para os currículos da Educação Infantil das municipalidades paranaenses. Para isso, adota a abordagem qualitativa e utiliza os procedimentos metodológicos de levantamento bibliográfico, análise documental e revisão de literatura. Esse estudo é orientado a partir dos pressupostos do currículo normativo (GOODSON, 2013) e das DCNEI’s. Concluiu-se que a BNCCEI e o RCPEI reiteram em seus textos de fundamentação teórico-metodológica importantes conceitos apresentados pelas DCNEI’s. Porém, apresentam divergências em relação aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, os quais, por vezes, remetem a uma lógica prescritiva e escolarizante.

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Como Citar
PAULA, R. M. de .; MORO, C. Base Nacional Comum Curricular: as implicações para o currículo da Educação Infantil no Estado do Paraná. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20351.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20351. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Doutoranda Rubian Mara de Paula, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Diversidade, Diferença e Desigualdade Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação (UFPR), especialista em Organização do Trabalho Pedagógico (UFPR) e Alfabetização e Educação Infantil (Universidade Tuiuti do Paraná - UTP). Atuou como professora da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e no Magistério Superior. Foi orientadora de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC/UFPR) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Atualmente é diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Piraquara/PR. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão e práticas educativas da Educação Infantil.

Prof.ª Dr.ª Catarina Moro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora Associada na Universidade Federal do Paraná junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social, é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) na mesma Universidade. Coordena o Projeto de Extensão Educação Infantil: saberes e políticas em debate e a Revista Virtual de Educação Infantil - REVIREI. Foi Coordenadora do Curso de Especialização (lato-sensu) em Docência na Educação Infantil. É Bacharel e Licenciada em Psicologia, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Entre 2015 e 2016 esteve vinculada ao Programa de Pós Doutorado no Exterior pela CAPES, sob orientação de Anna Bondioli e Donatella Savio, no Dipartimento di Studi Umanistici, da Università Degli Studi di Pavia. Atua principalmente nos seguintes temas: práticas educativas para/com a pequena infância, avaliação de contexto e políticas públicas em educação infantil.

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