A alfabetização nos currículos dos cursos de Pedagogia presencial nas Instituições de Ensino Superior públicas do estado do Paraná: a concepção epistemológica proeminente
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa de iniciação científica que teve por objetivo investigar a concepção de alfabetização nos currículos dos cursos de Pedagogia, no Paraná, especialmente a concepção epistemológica proeminente. Problematiza-se: Qual base epistemológica é dominante nos currículos de Pedagogia nas disciplinas que tratam da alfabetização? Para tanto, foi utilizada a pesquisa exploratória qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica é ancorada em autores que tratam da alfabetização e do currículo como, por exemplo, Smolka (2003), Ferreiro (1999), Ferreiro e Palacio (1990), Soares (2010). A pesquisa documental, por sua vez, teve como fonte os currículos dos cursos de Pedagogia presencial das Instituições de Ensino Superior públicas do estado do Paraná. A pesquisa mapeou a concepção de alfabetização mais presente nos respectivos cursos e as implicações na formação inicial docente, apontando que o construtivismo, neste caso a teoria cognitivista piagetiana, é proeminente.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
AZEVEDO, R. O. M.; et. al. Formação inicial de professores da educação Básica no Brasil: trajetória e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 997-1026, set. /dez. 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189124308021.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
DA ROS, S. Z.; et. al. Fala Pedagogia: um estudo sobre o perfil acadêmico dos estudantes e suas opiniões sobre este curso da UFSC. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001. Caxambu. Anais eletrônicos [...]. Caxambu: ANPEd, 2001. Disponível em: http://www.anped.org.br/24/T0829286813401.doc. Acesso em: 10 mar. 2023.
FERREIRO, E. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1999.
FERREIRO, E.; PALACIO, M. G. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. 2. ed. Tradução: Luiza Maria Silveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, B. A. A análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 57-70, jan./abr. 2008.
GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: Pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan. /abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.18222/eae255720142823
GOMES, A. A.; RODRIGUES, S. A.; SOUZA, D. B. de. Um olhar sobre o curso de Pedagogia e a formação para docência na educação básica. In: RODRIGUES, S. A.; GOMES, A. A. (org.). Olhares sobre a formação inicial de professores para a infância. Curitiba: Brazil Publishing, 2019. p. 13-28.
LAROCCA, P.; SAVELLI, E. L. Retratos da psicologia nos movimentos de alfabetização. In: LEITE, S. A. S. (org.). Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. Campinas: Komedi, 2001. p. 185-220.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
MOROSINI, M.; SANTOS, P. K.; BITTENCOURT, Z. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.
OLIVEIRA, S. G.; MACEDO, M. R. C. Discursividade e alfabetização: 30 anos dialogando com Ana Luiza Smolka. Educação, Psicologia e Interfaces, [s. l.], v. 3, n. 3, p. 28-42, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i1.125
SIMÕES, R. H. S.; CARVALHO, J. M. Formação inicial de professores: uma análise dos artigos publicados em periódicos nacionais. In: ANDRÉ, M. E. D. A. de (org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC, Inep, Comped, 2002. p. 161-169. (Série Estado do Conhecimento, n. 6).
SMOLKA. A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
SOARES, M. A entrada da criança no mundo da escrita: o papel da escola. In: AMARAL, A. C. T. do; CASAGRANDE, R. C. de B.; CHULEK, V. (org.). Ensino fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. Curitiba: Secretaria do Estado de Educação, 2010. p. 21-27.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução a pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2009.
ZANLORENZI, C. M. P. A imprensa periódica na pesquisa em história da educação: um estado de conhecimento. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 18, n. 2, p. 385-400, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652374 . Acesso em: 19 abr. 2023.