Escolas charter e escolha escolar: contexto de implementação e gênese da proposta nos EUA

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Dr. Henrique Dias Gomes de Nazareth
https://orcid.org/0000-0002-9833-0010

Resumo

Este artigo explora o conceito de "escolas charter" nos Estados Unidos, que são instituições públicas administradas por entidades privadas, operando sob contratos de desempenho. Ele traça a origem dessa proposta nos EUA, contextualizando-a dentro do movimento em prol da escolha escolar e oferecendo uma visão geral da formulação original das charter, além de um resumo das pesquisas sobre seus resultados. No Brasil, há paralelos históricos com formas de privatização, como as creches conveniadas, mas recentemente têm surgido programas brasileiros inspirados nas escolas charter, prometendo eficiência e inovação. O objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão desse fenômeno. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que abrange autores relevantes nas discussões sobre o tema. Conclui-se que a premissa de que a competição, gestão privada e desburocratização são estratégias eficazes para melhorar o sistema escolar é questionável e carece de fundamentação sólida e de evidências.

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Como Citar
NAZARETH, H. D. G. de. Escolas charter e escolha escolar: contexto de implementação e gênese da proposta nos EUA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23211.028. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23211. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Caderno Temático Mecanismos de privatização da Educação Básica e seus impactos nas políticas e gestão educacional
Biografia do Autor

Dr. Henrique Dias Gomes de Nazareth, Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro - UNIRIO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019). Foi professor do Departamento Educação e Sociedade da UFRRJ (2017-2018) e atualmente é professor do Departamento de Didática da UNIRIO. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escolas charter, avaliação educacional, avaliação de larga escala, contratos de gestão na educação, privatização da educação e política educacional.

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