Escolas charter e escolha escolar: contexto de implementação e gênese da proposta nos EUA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo explora o conceito de "escolas charter" nos Estados Unidos, que são instituições públicas administradas por entidades privadas, operando sob contratos de desempenho. Ele traça a origem dessa proposta nos EUA, contextualizando-a dentro do movimento em prol da escolha escolar e oferecendo uma visão geral da formulação original das charter, além de um resumo das pesquisas sobre seus resultados. No Brasil, há paralelos históricos com formas de privatização, como as creches conveniadas, mas recentemente têm surgido programas brasileiros inspirados nas escolas charter, prometendo eficiência e inovação. O objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão desse fenômeno. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que abrange autores relevantes nas discussões sobre o tema. Conclui-se que a premissa de que a competição, gestão privada e desburocratização são estratégias eficazes para melhorar o sistema escolar é questionável e carece de fundamentação sólida e de evidências.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados de financiamento
Referências
ADRIÃO, T. Escolas charters nos EUA: Contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. especial, p. 263-282, 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28nEspeciala2014-P263a282
BERLINER, D. Escola pública nos EUA: resistindo aos ataques do governo Trump. In: KRAWCZYK, N. (org.). Escola pública: tempos difíceis, mas não impossíveis. Campinas: FE/UNICAMP; Uberlândia: Navegando, 2018. 230 p.
BLAZER, C. Literatura review research comparing charter schools and traditional public schools. Research Services Office of Assessment, Research, and Data Analysis Miami-Dade County Public Schools. 2010. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED536259.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
BUDDE, R. Education by Charter: Restructuring School Districts. Key to Long-Term Continuing Improvement in American Education. The Regional Laboratory for Educational Improvement of the Northeast & Islands. Massachusetts. 1988.
CAMARGO, P. GOMES, S. Charter schools: a atual política educacional aplicada na cidade de Chicago. Revista Mundo afora. Ministério das Relações Exteriores. Brasília, 2014.
CARNOY, M.; JACOBSEN, R.; MISHEL, L.; ROTHSTEIN, R. The Charter School Dust-Up: Examining the Evidence on Enrollment and Achievement. Washington: Economic Policy Institute, 2005.
CLARK, M. A., GLEASON, P., TUTTLE, C. C. e SILVERBERG, M. K. Do Charter Schools Improve Student Achievement? Evidence from a National Randomized Study. Princeton: Mathematica Policy Research. 2011.
CORRÊA, L. F. S. OLIVEIRA, F. M. B. Escolas charter: política ou despolítica pública? O caso da cidade de Nova York. Revista Mundo afora. Ministério das Relações Exteriores. Brasília, 2014.
COSTA, M.; KOSLINSKI, M. Escolha, estratégia e competição por escolas públicas. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 2, p. 195-213, maio/ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000200013
FRIEDMAN, M. Capitalismo e Liberdade. Trad. de Luciana Carli. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
HOXBY, C. M. Achievement in charter schools and regular public schools in the united states: understanding the differences. Massachusetts: Harvard University And National Bureau of Economic Research. 2004. Disponível em: http://www.wacharterschools.org/learn/studies/HoxbyCharters_Dec2004.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.
HUBBARD, L.; KULKARNI, R. Escolas charter: aprendendo com o passado, planejando para o futuro. In: BROOKE, N. (org.). Marcos históricos na reforma da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, 520 p.
KAHLENBERG, R.; POTTER, H. Restoring Shanker’s Vision for Charter Schools. American Educator, Washington, v. 38, n. 4, ago. 2014. Disponível em: < https://www.aft.org/sites/default/files/kahlenberg.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2018.
KLEES, S. J.; EDWARDS JR., B. Privatização da educação: experiências dos Estados Unidos e outros países. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 60, p. 11-30, mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206002
KRAWCZYK, N. Brasil – Estados Unidos: a trama de relações ocultas na destruição da escola pública. In: KRAWCZYK, N. (org.). Escola pública: tempos difíceis, mas não impossíveis. Campinas: FE/UNICAMP; Uberlândia: Navegando, 2018. 230 p.
NAZARETH, H. D. G. de. Escolas charter no Brasil: soluções ou ameaças aos princípios do ensino? Curitiba: Appris, 2022.
NAZARETH, H. D. G. de. Mais do mesmo ou ameaças renovadas? Uma análise de recentes iniciativas brasileiras inspiradas nas escolas charter. Paradigma, [s. l.], v. 44, n. 5, p. 596-622, 2023. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p596-622.id1518
NAZARETH, H. D. G.; SANTOS, A. V. R. S.; PIRES, F. O. P. O. Charter schools e vouchers educacionais nos jornais: o subterfúgio do discurso da qualidade repercutido na mídia brasileira. Entropia, v. 8, n. 15, p. 142–172, 2024. DOI: https://doi.org/10.52765/entropia.v8i15.521
PETERSON, P. E. No, al shanker did not invent the charter school. Blog Education Next, Cambridge. 21 jul. 2010. Disponível em: <https://www.educationnext.org/no-al-shanker-did-not-invent-the-charter-school/>. Acesso em: 03 jul. 2018.
RAVITCH, D. Reign of error: The Hoax of the Privatization Movement and the Danger to America´s Public Schools. New York: Alfred A. Knopf. 2013a.
RAVITCH, D. Test, From the Top Down. The New York Times, New York, 7 ago. 2013b. Disponível em: https://www.nytimes.com/roomfordebate/2011/01/26/grading-the-education-president/tests-from-the-top-down. Acesso em: 1 jan. 2018.
RAVITCH, D. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SALOMÃO, G. C. P. V. Avaliação escolar: tensões práticas e conceituais a partir das provas bimestrais da rede municipal do Rio de Janeiro. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2020.
SANTOS, Aline Vitória Ramos da Silva; BRANDÃO, Andressa de Oliveira; NAZARETH, Henrique Dias Gomes de. Escolas Charter e contratos de gestão na educação: propostas de privatização na política educacional brasileira. In: ARAUJO, Flavia; MORGAN, Karine; MOCARZEL, Marcelo; ADRIÃO, Theresa; ALMEIDA, Luana Costa (orgs.). Educação na Região Sudeste: Conquistas históricas e retrocessos iminentes. 1. ed. eletrônica. Campinas-SP: Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2024. p. 73.
SARDINHA, R. C. O Projeto Procentro e as escolas charter: investigação de um modelo educacional defendido pela Fundação Itaú Social. Dissertação (Mestrado em Educação). Orientação: LEHER, R. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
SCHEMO, D. J. Charter schools trail in results, u.s. data reveals. The New York Times, New York, 17 ago. 2004. Disponível em: https://www.nytimes.com/2004/08/17/us/charter-schools-trail-in-results-us-data-reveals.html. Acesso em: 1 jan. 2018.