A privatização da educação como projeto: setor privado e Ensino Médio em Mato Grosso

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Prof.ª Eveline Ferreira de Moraes
https://orcid.org/0000-0002-4150-5318
Prof. Jucelino Gabriel da Cruz
https://orcid.org/0009-0006-8963-3374
Dr.ª Ana Lara Casagrande
https://orcid.org/0000-0002-6912-6424

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em compreender modos de inserção do setor privado no Ensino Médio público no estado de Mato Grosso, a partir da adoção do Sistema Estruturado de Ensino. Apresenta-se o contexto da década de 1990 como incentivador das parcerias com o setor privado, diante da sua suposta eficiência de gestão. A compra de material apostilado, pelo poder público, articula-se ao discurso de superioridade metodológica das escolas privadas, desconsiderando as especificidades da administração pública. Foi possível identificar, a partir do levantamento bibliográfico e documental, na proposta mato-grossense, o material apostilado na dinâmica do Plano EducAção 10 anos, que visa posicionar a rede entre as cinco redes públicas mais bem avaliadas no país até 2032, aliado à Plataforma Escolas Conectadas e à plataforma digital Plurall, que contém a versão digital dos materiais, com atividades complementares. A privatização da educação é considerada um projeto de longo prazo, que vem se concretizando.

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Como Citar
MORAES, E. F. de; CRUZ, J. G. da; CASAGRANDE, A. L. A privatização da educação como projeto: setor privado e Ensino Médio em Mato Grosso. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23215.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23215. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Caderno Temático Mecanismos de privatização da Educação Básica e seus impactos nas políticas e gestão educacional
Biografia do Autor

Prof.ª Eveline Ferreira de Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professora da rede estadual de Mato Grosso e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT).

Prof. Jucelino Gabriel da Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professor das redes de educação do município de Cuiabá e do estado de Mato Grosso e mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas PPGE/UFMT.

Dr.ª Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestre, doutora e pós-doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. 

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