A privatização da educação como projeto: setor privado e Ensino Médio em Mato Grosso

Conteúdo do artigo principal

Prof.ª Eveline Ferreira de Moraes
https://orcid.org/0000-0002-4150-5318
Prof. Jucelino Gabriel da Cruz
https://orcid.org/0009-0006-8963-3374
Dr.ª Ana Lara Casagrande
https://orcid.org/0000-0002-6912-6424

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em compreender modos de inserção do setor privado no Ensino Médio público no estado de Mato Grosso, a partir da adoção do Sistema Estruturado de Ensino. Apresenta-se o contexto da década de 1990 como incentivador das parcerias com o setor privado, diante da sua suposta eficiência de gestão. A compra de material apostilado, pelo poder público, articula-se ao discurso de superioridade metodológica das escolas privadas, desconsiderando as especificidades da administração pública. Foi possível identificar, a partir do levantamento bibliográfico e documental, na proposta mato-grossense, o material apostilado na dinâmica do Plano EducAção 10 anos, que visa posicionar a rede entre as cinco redes públicas mais bem avaliadas no país até 2032, aliado à Plataforma Escolas Conectadas e à plataforma digital Plurall, que contém a versão digital dos materiais, com atividades complementares. A privatização da educação é considerada um projeto de longo prazo, que vem se concretizando.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MORAES, E. F. de; CRUZ, J. G. da; CASAGRANDE, A. L. A privatização da educação como projeto: setor privado e Ensino Médio em Mato Grosso. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23215.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23215. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Caderno Temático Mecanismos de privatização da Educação Básica e seus impactos nas políticas e gestão educacional
Biografia do Autor

Prof.ª Eveline Ferreira de Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMS

Professora da rede estadual de Mato Grosso e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT).

Prof. Jucelino Gabriel da Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMS

Professor das redes de educação do município de Cuiabá e do estado de Mato Grosso e mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas PPGE/UFMT.

Dr.ª Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMS

Mestre, doutora e pós-doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. 

Referências

ADRIÃO, T.; GARCIA, T.; BORGHI, R. F.; BERTAGNA, R. H.; PAIVA, G.; XIMENES, S. Sistemas de ensino privados na educação pública brasileira: consequências da mercantilização para o direito à educação. Relatório de pesquisa. 2015. Disponível em: https://acaoeducativa.org.br/es/wp-content/uploads/sites/3/2017/04/sistemas_privados_pt.pdf. Acesso em 24 mar. 2024.

ADRIÃO, T. M. et al. Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de “sistemas de ensino” por municípios paulistas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 799-818, out. 2009.

BALL, S. J. Mercados educacionais, escolha e classe social: o mercado como uma estratégia de classe. In: GENTILI, P. (Org.). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p.196-227.

BARROS, A. da S. X. Vestibular e Enem: um debate contemporâneo. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 85, p. 1057–1090, out. 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC.

BRASIL. Lei 10.260/2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Brasília, 2001.

BRASIL. Lei 12.513/2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); altera as Leis nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que regula o Programa do Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), nº 8.212, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social e institui Plano de Custeio, nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, e nº 11.129, de 30 de junho de 2005, que institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem); e dá outras providências. Brasília, 2011

BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: Presidência da República, 1995.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base – Ensino Médio. Ministério da Educação. Brasília, 2018.

BRASIL. Medida Provisória 1.090/21, de 30 de dezembro de 2021. Estabelece os requisitos e as condições para realização das transações resolutivas de litígio relativas à cobrança de créditos do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, a Lei nº 10.522, de 19 de julho de 2002, e a Lei nº 12.087, de 11 de novembro de 2009. Brasília – DF, 2021.

CARNEIRO, M. A. O nó do Ensino Médio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CHAVES, V. L. J. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Educação & Sociedade, Campinas, v.31, n.111, p.481-500, abr./ jun., 2010.

DI PIETRO, M. S. Z. Parcerias na Administração Pública: concessão, permissão, franquia, terceirização, parceria público-privada e outras. São Paulo: Ed. Atlas, 2005.

EXAME. Fusão DEM-PSL cria partido de direita fora do bolsonarismo. Disponível em: https://exame.com/brasil/fusao-dem-psl-cria-partido-de-direita-fora-do-bolsonarismo/. Acesso em 26 abr. 2024.

FERREIRA, J. do N.; MONTEIRO, F. M. de A. Possibilidades pedagógicas a partir do uso de material estruturado: narrativa de uma professora alfabetizadora em processo de desenvolvimento profissional. Revista Cocar, n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6372. Acesso em: 26 mar. 2024.

FREITAS, L. C. de. Três teses sobre as reformas empresariais da educação: perdendo a ingenuidade. Cad. Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 137-153, maio-ago., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/RmPTyx4p7KXfcQdSMkPGWFy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 05 abr. 2024.

MARCOSKI, E. A rede estadual de ensino de MT vai usar o mesmo material particular. Mato Grosso. Disponível em: https://omatogrosso.com/educacao/a-rede-estadual-de-ensino-de-mt-vai-usar-o-mesmo-material-particular/. Acesso em: 28 mar. 2024.

MATO GROSSO. Decreto nº 256, de 05 de maio de 2023. Disponível em: https://legislacao.mt.gov.br/mt/decreto-n-256-2023-mato-grosso-regulamenta-a-lei-complementar-no-756-de-14-de-fevereiro-de-2023-para-dispor-sobre-a-gratificacao-anual-por-eficiencia-e-resultado-dos-profissionais-da-educacao-basica-2023-12-15-versao-compilada?origin=instituicao Acesso em 25 mar. 2024.

MATO GROSSO. Decreto nº 1.497, 10 de outubro de 2022. Disponível em: https://iomat.mt.gov.br/portal/visualizacoes/html/16974?find=EducA%C3%A7%C3%A3o%2010%20anos/#e:16974?find=EducA%C3%A7%C3%A3o%2010%20anos/#m:1392887 Acesso em: 31 mai. 2024.

MATO GROSSO. Documento de referência curricular para Mato Grosso – etapa ensino médio. 775 p., 2021. Disponível em: https://sites.google.com/view/novo-ensino-medio-mt/drcmt-em-documento-homologado Acesso em 31 mai. 2024.

MEC. Ministério da Educação. Aberta consulta para mais de 402 mil bolsas do Prouni. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/aberta-consulta-para-mais-de-402-mil-bolsas-do-prouni Acesso em 30 mai. 2024.

MIRANDA, P. R., AZEVEDO, M. L. N. Fies e Prouni na expansão da educação superior brasileira: políticas de democratização do acesso e/ou de promoção do setor privado-mercantil? Educação & Formação, Fortaleza, v.5, n.3, set./dez. 2020.

MONTAÑO, C. O terceiro setor e a questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

PARANÁ. Lei n° 21.847, de 14 de dezembro de 2023. Leis estaduais. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/pr/lei-ordinaria-n-21847-2023-parana-institui-o-bonus-de-resultado-de-aprendizagem-aos-servidores-que-exercam-atividades-nas-instituicoes-de-ensino-nos-nucleos-regionais-de-educacao-na-secretaria-de-estado-da-educacao-e-nas-unidades-a-ela-vinculadas Acesso em: 25 mar. 2024.

PERONI, V. M. V.; OLIVEIRA, R. T. C. de; FERNANDES, M. D. E. Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v.30, n.108, out. 2009.

PRADO, J. A. do. A relação entre as práticas dos docentes na rede pública municipal de ensino e a utilização do material padronizado apostilado. Docent Discunt, Engenheiro Coelho/SP, v. 1, n. 2, p. 10-26, 2021.

RAVITCH, D. Morte e vida do grande sistema escolar americano. Porto Alegre: Sulina, 2011.

REGULES, L. E. P. Terceiro Setor: regime jurídico das OSCIPs. Método, 2006.

ROCHA, A. C. Accountability na Administração Pública: Modelos Teóricos e Abordagens. Contabilidade Gestão e Governança, v.14, n.2, 2011. Disponível em: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/314 Acesso em 31 mar. 2024.

SANTOS, A. V. dos; CHAVES, V. L. J. Influência de atores privados no fortalecimento da privatização da educação brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v.41, 2020.

SÃO PAULO. Portaria nº 1/CGBR, de 04 de setembro de 2023. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-secretaria-municipal-de-gestao-seges-1-de-4-de-setembro-de-2023 Acesso em: 25 mar. 2024.

SARAIVA, L. A. S.; NUNES, A. S. N. A efetividade de programas sociais de acesso à educação superior: o caso do ProUni. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 45(4):941-64, jul./ago. 2011.

SCHNEIDER, M. P. O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira. Revista Portuguesa de Educação, v.27, n.1, p. 7-28, 2014.

SEDUC/MT. Imagem de Wesley Rodrigues (2023). Material Didático - Livros para o ano letivo 2023 são entregues às escolas estaduais de MT. Agência de Notícias Primeira Hora. Disponível em: https://primeirahora.com.br/material-didatico-livros-para-o-ano-letivo-2023-sao-entregues-as-escolas-estaduais-de-mt/. Acesso em: 31 mai. 2024.

SILVA, A. F. da. Políticas de accountability na Educação Básica brasileira: um estudo do pagamento de docentes por desempenho. RBPAE - v. 32, n. 2, p. 509 - 526 mai./ago. 2016.

SILVA JÚNIOR, J. dos R.; SGUISSARDI, V. Novas faces da educação superior no Brasil. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001.

SIQUEIRA, D. Seduc adota material didático de escola privada aos 400 mil alunos da rede estadual. Disponível em: https://www.leiagora.com.br/noticia/111058/seduc-adota-material-didatico-de-escola-privada-aos-400-mil-alunos-da-rede-estadual. Acesso em: 28 mar. 2024.

SOARES, A. B.; MARTINS, J, S, R. Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 20, v.45, p.57-62, jan./abr. 2010.

TRIGUEIRO, E. S. de Oliveira; LEME, M. I. da S. Estudantes e o doping intelectual: vale tudo na busca do sucesso no vestibular?. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392020219948 Acesso em: 30 mai. 2024.

VG NOTÍCIAS. Escolas de MT recebem material didático; Mendes afirma que apostilas são iguais de escolas particulares. Disponível em: https://www.vgnoticias.com.br/cidades/escolas-de-mt-recebem-material-didatico-mendes-afirma-que-apostilas-sao-iguais-de-escolas-particulares/77355 Acesso em: 28 mar 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)