Conversar é continuar a ler: potencialidades em voo com as obras de Oliver Jeffers em ações literárias para (trans)ver o mundo

Conteúdo do artigo principal

Doutoranda Letícia Kondo
https://orcid.org/0000-0002-5665-2900
Dr.ª Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
https://orcid.org/0000-0003-0620-4613

Resumo

Participar ativamente do mundo exige posições e ações alteritárias de seus sujeitos constituintes e é papel fundamental da Educação Humanizadora formar pessoas capazes de assumir posições de fala integradas à defesa da vida e dos Direitos Humanos. Deste modo, o presente texto busca refletir acerca das potencialidades Humanizadoras presentes em ações literárias e dialogar com enunciados visuais e escritos presentes no livro Here we are. Notes for living on Planet Earth, do autor e ilustrador Oliver Jeffers. Assim, esse texto propõe-se a motivar formas de (trans)ver o mundo por meio dos caminhos da leitura literária.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
41
Dec 22 '24Dec 25 '24Dec 28 '24Dec 31 '24Jan 01 '25Jan 04 '25Jan 07 '25Jan 10 '25Jan 13 '25Jan 16 '256.0
|

Detalhes do artigo

Como Citar
KONDO, L.; GIROTTO, C. G. G. S. Conversar é continuar a ler: potencialidades em voo com as obras de Oliver Jeffers em ações literárias para (trans)ver o mundo. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23531.058. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23531. Acesso em: 9 abr. 2025.
Seção
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografia do Autor

Doutoranda Letícia Kondo, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus Marília

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Unesp Marília-SP. Professora de inglês na Rede Municipal de Marília-SP.

Dr.ª Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus Marília

Livre-docente em Leitura e Escrita pela UNESP(2016). Pós-doutora em Leitura e Literatura Infantil pela UPF (2015).Doutora em Educação pela UNESP (1999). Mestre em Educação pela UFSCar (1995). Pedagoga pela UNESP(1992). Professora junto ao Departamento de Didática, integra o corpo docente da graduação em Pedagogia (UNESP-Marília), ministrando aulas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Compõe, na mesma unidade universitária, o quadro de orientadores do programa de Pós-Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo PROLEAO "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação". Participa de mais dois grupos de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" (Unesp - Marília) e "Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário (Unesp - Presidente Prudente). É orientadora no programa MINTER e DINTER em acordos de cooperação entre Institutos Federais de Educação (PR, RO, CE, PA) e o PPGE da FFC (UNESP). Seus estudos e pesquisas estão focados na apropriação da leitura e da escrita, com ênfase no papel da literatura infantil na formação de crianças leitoras e produtoras de textos. As articulações com a Educação Literária na infância e o aprendizado e o desenvolvimento de crianças pequenininhas e pequenas norteiam as publicações recentes de artigos em revistas, coletâneas e organização de livros. Escreveu artigos que compuseram dois livros selecionados pelo PNBE - Professor. Realizou e realiza pesquisas financiadas pela FAPESP, na linha políticas públicas e em editais especiais, bem como pelo CNPq e CAPES, como o projeto interinstitucional do Programa PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica). 

Referências

ALMEIDA, T. de A. Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5GY4

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Alexandre Morales (Trad.). São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Paulo Bezerra (trad.). 6ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: A estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BIAZETTO, C. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

CABRAL, G. de A. C. A arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira: contribuições dos livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNESP, Marília-SP, 2020. DOI: https://doi.org/10.36311/2022.978-65-5954-314-4 DOI: https://doi.org/10.36311/2022.978-65-5954-314-4

GOMES, A. L. C. Da responsividade do agir. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe/UFSCar (org.). Palavras e Contrapalavras: constituindo o sujeito em alter-ação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014 (vol. VI). p. 11-15.

JEFFERS, Oliver. Oliver Jeffers: the working mind and drawing hand. Nova Iorque: Rizzoli, 2018.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MIOTELLO, V. Por uma escuta responsiva: a alteridade como ponto de partida. São Carlos: Pedro& João Editores, 2018.

MONTES, G. Buscar indícios, construir sentidos. Cícero Oliveira (tradução). Salvador: Selo Emília e Solisluna Editora, 2020.

OLIVEIRA, F. C. de. A consciência, a Alteridade e a Quinta Ferida Narcísica. In:Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso –GEGe/UFSCar (org.). Palavras e Contrapalavras: constituindo o sujeito em alter-ação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014 (vol.VI). p. 92-98.

QUEIRÓS, B. C. de. Sobre ler, escrever e outros diálogos. 2 ed. São Paulo: Global, 2019.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.