Hablar es seguir leyendo: potencialidades en vuelo con las obras de Oliver Jeffers en acciones literarias para (trans)ver el mundo

Contenido principal del artículo

Doutoranda Letícia Kondo
https://orcid.org/0000-0002-5665-2900
Dr.ª Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
https://orcid.org/0000-0003-0620-4613

Resumen

Participar activamente en el mundo requiere posiciones y acciones alteritarias de sus sujetos constituyentes y es papel fundamental de la Educación Humanizadora formar personas capaces de asumir posiciones de discurso integradas con la defensa de la vida y los Derechos Humanos. De esta manera, este texto busca reflexionar sobre las potencialidades humanizadoras presentes en las acciones literarias y dialogar con enunciados visuales y escritos presentes en el libro Here we are. Notes for living on Planet Earth, del autor e ilustrador Oliver Jeffers. Así, este texto pretende motivar formas de (trans)ver el mundo a través de los caminos de la lectura literaria.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
KONDO, L.; GIROTTO, C. G. G. S. Hablar es seguir leyendo: potencialidades en vuelo con las obras de Oliver Jeffers en acciones literarias para (trans)ver el mundo. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23531.058. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23531. Acesso em: 22 dic. 2024.
Sección
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografía del autor/a

Doutoranda Letícia Kondo, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus Marília

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Unesp Marília-SP. Professora de inglês na Rede Municipal de Marília-SP.

Dr.ª Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus Marília

Livre-docente em Leitura e Escrita pela UNESP(2016). Pós-doutora em Leitura e Literatura Infantil pela UPF (2015).Doutora em Educação pela UNESP (1999). Mestre em Educação pela UFSCar (1995). Pedagoga pela UNESP(1992). Professora junto ao Departamento de Didática, integra o corpo docente da graduação em Pedagogia (UNESP-Marília), ministrando aulas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Compõe, na mesma unidade universitária, o quadro de orientadores do programa de Pós-Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo PROLEAO "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação". Participa de mais dois grupos de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" (Unesp - Marília) e "Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário (Unesp - Presidente Prudente). É orientadora no programa MINTER e DINTER em acordos de cooperação entre Institutos Federais de Educação (PR, RO, CE, PA) e o PPGE da FFC (UNESP). Seus estudos e pesquisas estão focados na apropriação da leitura e da escrita, com ênfase no papel da literatura infantil na formação de crianças leitoras e produtoras de textos. As articulações com a Educação Literária na infância e o aprendizado e o desenvolvimento de crianças pequenininhas e pequenas norteiam as publicações recentes de artigos em revistas, coletâneas e organização de livros. Escreveu artigos que compuseram dois livros selecionados pelo PNBE - Professor. Realizou e realiza pesquisas financiadas pela FAPESP, na linha políticas públicas e em editais especiais, bem como pelo CNPq e CAPES, como o projeto interinstitucional do Programa PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica). 

Citas

ALMEIDA, T. de A. Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5GY4

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Alexandre Morales (Trad.). São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Paulo Bezerra (trad.). 6ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: A estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BIAZETTO, C. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

CABRAL, G. de A. C. A arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira: contribuições dos livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNESP, Marília-SP, 2020. DOI: https://doi.org/10.36311/2022.978-65-5954-314-4

GOMES, A. L. C. Da responsividade do agir. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe/UFSCar (org.). Palavras e Contrapalavras: constituindo o sujeito em alter-ação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014 (vol. VI). p. 11-15.

JEFFERS, Oliver. Oliver Jeffers: the working mind and drawing hand. Nova Iorque: Rizzoli, 2018.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MIOTELLO, V. Por uma escuta responsiva: a alteridade como ponto de partida. São Carlos: Pedro& João Editores, 2018.

MONTES, G. Buscar indícios, construir sentidos. Cícero Oliveira (tradução). Salvador: Selo Emília e Solisluna Editora, 2020.

OLIVEIRA, F. C. de. A consciência, a Alteridade e a Quinta Ferida Narcísica. In:Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso –GEGe/UFSCar (org.). Palavras e Contrapalavras: constituindo o sujeito em alter-ação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014 (vol.VI). p. 92-98.

QUEIRÓS, B. C. de. Sobre ler, escrever e outros diálogos. 2 ed. São Paulo: Global, 2019.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.