Hablar es seguir leyendo: potencialidades en vuelo con las obras de Oliver Jeffers en acciones literarias para (trans)ver el mundo

Contenido principal del artículo

Doutoranda Letícia Kondo
Dr.ª Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto

Resumen

Participar activamente en el mundo requiere posiciones y acciones alteritarias de sus sujetos constituyentes y es papel fundamental de la Educación Humanizadora formar personas capaces de asumir posiciones de discurso integradas con la defensa de la vida y los Derechos Humanos. De esta manera, este texto busca reflexionar sobre las potencialidades humanizadoras presentes en las acciones literarias y dialogar con enunciados visuales y escritos presentes en el libro Here we are. Notes for living on Planet Earth, del autor e ilustrador Oliver Jeffers. Así, este texto pretende motivar formas de (trans)ver el mundo a través de los caminos de la lectura literaria.

Descargas

Detalles del artículo

Cómo citar
KONDO, L.; GIROTTO, C. G. G. S. Hablar es seguir leyendo: potencialidades en vuelo con las obras de Oliver Jeffers en acciones literarias para (trans)ver el mundo. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23531.058. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23531. Acesso em: 26 jul. 2025.
Sección
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografía del autor/a

Doutoranda Letícia Kondo, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus Marília

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Unesp Marília-SP. Professora de inglês na Rede Municipal de Marília-SP.

Dr.ª Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus Marília

Livre-docente em Leitura e Escrita pela UNESP(2016). Pós-doutora em Leitura e Literatura Infantil pela UPF (2015).Doutora em Educação pela UNESP (1999). Mestre em Educação pela UFSCar (1995). Pedagoga pela UNESP(1992). Professora junto ao Departamento de Didática, integra o corpo docente da graduação em Pedagogia (UNESP-Marília), ministrando aulas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Compõe, na mesma unidade universitária, o quadro de orientadores do programa de Pós-Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo PROLEAO "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação". Participa de mais dois grupos de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" (Unesp - Marília) e "Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário (Unesp - Presidente Prudente). É orientadora no programa MINTER e DINTER em acordos de cooperação entre Institutos Federais de Educação (PR, RO, CE, PA) e o PPGE da FFC (UNESP). Seus estudos e pesquisas estão focados na apropriação da leitura e da escrita, com ênfase no papel da literatura infantil na formação de crianças leitoras e produtoras de textos. As articulações com a Educação Literária na infância e o aprendizado e o desenvolvimento de crianças pequenininhas e pequenas norteiam as publicações recentes de artigos em revistas, coletâneas e organização de livros. Escreveu artigos que compuseram dois livros selecionados pelo PNBE - Professor. Realizou e realiza pesquisas financiadas pela FAPESP, na linha políticas públicas e em editais especiais, bem como pelo CNPq e CAPES, como o projeto interinstitucional do Programa PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica). 

Citas

ALMEIDA, T. de A. Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5GY4

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Alexandre Morales (Trad.). São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Paulo Bezerra (trad.). 6ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: A estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BIAZETTO, C. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

CABRAL, G. de A. C. A arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira: contribuições dos livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNESP, Marília-SP, 2020. DOI: https://doi.org/10.36311/2022.978-65-5954-314-4 DOI: https://doi.org/10.36311/2022.978-65-5954-314-4

GOMES, A. L. C. Da responsividade do agir. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe/UFSCar (org.). Palavras e Contrapalavras: constituindo o sujeito em alter-ação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014 (vol. VI). p. 11-15.

JEFFERS, Oliver. Oliver Jeffers: the working mind and drawing hand. Nova Iorque: Rizzoli, 2018.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MIOTELLO, V. Por uma escuta responsiva: a alteridade como ponto de partida. São Carlos: Pedro& João Editores, 2018.

MONTES, G. Buscar indícios, construir sentidos. Cícero Oliveira (tradução). Salvador: Selo Emília e Solisluna Editora, 2020.

OLIVEIRA, F. C. de. A consciência, a Alteridade e a Quinta Ferida Narcísica. In:Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso –GEGe/UFSCar (org.). Palavras e Contrapalavras: constituindo o sujeito em alter-ação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014 (vol.VI). p. 92-98.

QUEIRÓS, B. C. de. Sobre ler, escrever e outros diálogos. 2 ed. São Paulo: Global, 2019.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.