Talking is keep reading: potentialities in flight with the works of Oliver Jeffers in literary actions to (trans)see the world

Main Article Content

Doutoranda Letícia Kondo
https://orcid.org/0000-0002-5665-2900
Dr.ª Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
https://orcid.org/0000-0003-0620-4613

Abstract

Actively participating in the world requires alteritarian positions and actions from its constituent subjects and it is a fundamental role of Humanizing Education to form people capable of assuming speech positions integrated with the defense of life and Human Rights. In this way, this paper seeks to reflect on the Humanizing potentialities present in literary actions and to dialogue with visual and written statements present in the book Here we are. Notes for living on Planet Earth, by author and illustrator Oliver Jeffers. Thus, this paper aims to motivate ways of (trans)seeing the world through the paths of literary reading.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
KONDO, L.; GIROTTO, C. G. G. S. Talking is keep reading: potentialities in flight with the works of Oliver Jeffers in literary actions to (trans)see the world. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23531.058. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23531. Acesso em: 22 dec. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Author Biographies

Doutoranda Letícia Kondo, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus Marília

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Unesp Marília-SP. Professora de inglês na Rede Municipal de Marília-SP.

Dr.ª Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus Marília

Livre-docente em Leitura e Escrita pela UNESP(2016). Pós-doutora em Leitura e Literatura Infantil pela UPF (2015).Doutora em Educação pela UNESP (1999). Mestre em Educação pela UFSCar (1995). Pedagoga pela UNESP(1992). Professora junto ao Departamento de Didática, integra o corpo docente da graduação em Pedagogia (UNESP-Marília), ministrando aulas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Compõe, na mesma unidade universitária, o quadro de orientadores do programa de Pós-Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo PROLEAO "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação". Participa de mais dois grupos de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" (Unesp - Marília) e "Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário (Unesp - Presidente Prudente). É orientadora no programa MINTER e DINTER em acordos de cooperação entre Institutos Federais de Educação (PR, RO, CE, PA) e o PPGE da FFC (UNESP). Seus estudos e pesquisas estão focados na apropriação da leitura e da escrita, com ênfase no papel da literatura infantil na formação de crianças leitoras e produtoras de textos. As articulações com a Educação Literária na infância e o aprendizado e o desenvolvimento de crianças pequenininhas e pequenas norteiam as publicações recentes de artigos em revistas, coletâneas e organização de livros. Escreveu artigos que compuseram dois livros selecionados pelo PNBE - Professor. Realizou e realiza pesquisas financiadas pela FAPESP, na linha políticas públicas e em editais especiais, bem como pelo CNPq e CAPES, como o projeto interinstitucional do Programa PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica). 

References

ALMEIDA, T. de A. Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5GY4

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Alexandre Morales (Trad.). São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Paulo Bezerra (trad.). 6ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: A estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BIAZETTO, C. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

CABRAL, G. de A. C. A arquitetônica do ato de ilustrar de Rui de Oliveira: contribuições dos livros de imagem para a formação do pequeno leitor literário. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNESP, Marília-SP, 2020. DOI: https://doi.org/10.36311/2022.978-65-5954-314-4

GOMES, A. L. C. Da responsividade do agir. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe/UFSCar (org.). Palavras e Contrapalavras: constituindo o sujeito em alter-ação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014 (vol. VI). p. 11-15.

JEFFERS, Oliver. Oliver Jeffers: the working mind and drawing hand. Nova Iorque: Rizzoli, 2018.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MIOTELLO, V. Por uma escuta responsiva: a alteridade como ponto de partida. São Carlos: Pedro& João Editores, 2018.

MONTES, G. Buscar indícios, construir sentidos. Cícero Oliveira (tradução). Salvador: Selo Emília e Solisluna Editora, 2020.

OLIVEIRA, F. C. de. A consciência, a Alteridade e a Quinta Ferida Narcísica. In:Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso –GEGe/UFSCar (org.). Palavras e Contrapalavras: constituindo o sujeito em alter-ação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014 (vol.VI). p. 92-98.

QUEIRÓS, B. C. de. Sobre ler, escrever e outros diálogos. 2 ed. São Paulo: Global, 2019.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.