Barreiras atitudinais na educação especial: o olhar de professores da Educação Especial

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Prof.ª Alessandra Santana Midlej Café
Dr.ª Andrea Soares Wuo

Resumo

A educação inclusiva busca assegurar acesso, permanência e aprendizagem de pessoas com deficiência nos diferentes espaços educativos. Contudo, a realidade escolar experimenta uma série de barreiras atitudinais que prejudicam o processo inclusivo. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as compreensões de professoras das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) sobre o seu papel na desconstrução das barreiras atitudinais. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, de abordagem exploratória e de campo, utilizando questionários e entrevistas com professores das SRM de escolas dos anos finais, no município de Ilhéus-BA. Os resultados mostraram que, por meio de interações com os docentes das salas de aula comum, as professoras de SRM assumem o papel de contribuir para a desconstrução das barreiras atitudinais, persistindo em ações que possibilitam o entendimento sobre as necessidades das pessoas com deficiência, impulsionando mudanças.

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Como Citar
CAFÉ, A. S. M.; WUO, A. S. . Barreiras atitudinais na educação especial: o olhar de professores da Educação Especial. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24838.026. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24838. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Prof.ª Alessandra Santana Midlej Café, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestra em Educação (FURB – SC). Graduada em Pedagogia (UESC – BA). Docente da Educação Básica. Integrante do Laboratório de Estudos em Educação Diversidades e Inclusão – LAEDI.

Dr.ª Andrea Soares Wuo, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora e mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUCSP]. Graduada em Ciências Sociais (USP). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Líder do Laboratório de Estudos em Educação Diversidades e Inclusão LAEDI.

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