Educational practices in pandemic times: experience report

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Elisangela Alves dos Reis
Patrícia de Araujo abucarma Stevanato
Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso

Abstract

This report aims to highlight the educational path and practices proposed for Early Childhood Education, early years of Elementary Education, Special Education and Youth and Adult Education - PHASE I, in Covid-19 times, in the Municipal Education Network of a city in the Northwest of Paraná state. The qualitative research investigated which teaching practices and methodological activities were adopted in the time frame from March to June 2020 in order to enable the continuity of educational experiences, respecting social distance and maintaining interaction. The comparison of the information collected made it possible to identify that among the methodological alternatives presented by the Ministry of Education and the State Secretariat of Education of Paraná as options to continue the educational process, the network opted for carrying out non-classroom activities. These activities were based on the elaboration of printed activity books, instructional videos to families and asynchronous interactions via WhatsApp, thus providing a greater number of students with access to educational practices and keeping the proximity of relationships more successfully than if only mediated by online platforms.

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How to Cite
REIS, E. A. dos; STEVANATO, P. de A. abucarma; MENEGASSO, M. G. de L. . Educational practices in pandemic times: experience report. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–8, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16178.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16178. Acesso em: 3 jul. 2024.
Section
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Author Biographies

Elisangela Alves dos Reis, PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. 

Patrícia de Araujo abucarma Stevanato, PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012) e em Letras Port./ Inglês pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2002). Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2003). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de Ensino. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama e Coordenadora Municipal do Programa Mais Alfabetização. Atuou como Tutora do Programa Formação pela Escola (2011-2012) e como Coordenadora Municipal do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Gestão Escolar.

Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

Graduada em Letras pela Universidade Paranaense (UNIPAR) 1997. Pós-graduada: em Língua Portuguesa: metodologia e técnicas de produção de texto (UNIPAR) 1998. Pós-graduada: especialização em Marketing (UNIPAR) 2001. Especialização em Programa de Desenvolvimento Gerencial (FAE) 2010. Pós-graduada: MBA Executivo em Estratégias Empresariais (UNIVEL) 2012. Pós-graduada: especialização em Educação Infantil ? Área de Conhecimento: Educação (UNOPAR) 2016. Atuou como professora do ensino fundamental fase II, como Coordenadora do Projeto Salto para o Futuro ? Formação Continuada de Educadores junto a Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto, ACERP. Foi funcionária do Serviço Social do Comércio SESC Unidade de Umuarama de 1998 a 2017 onde atuou como Coordenadora das áreas de educação e cultura de 1998 a 2006 e posteriormente assumiu a gerência da unidade de 2006 a 2017. Trabalhou com assessorias nas secretarias municipais de educação nas cidades da região noroeste do Paraná de 2017 a 2018. É Coaching de desenvolvimento. Atualmente é Gestora da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama-Pr.Tem experiência nas áreas de Educação, Gestão de negócio,com ênfase na gestão de pessoas e gestão de projetos.