Prácticas educativas en tiempos de pandemia: informe de experiencia

Contenido principal del artículo

Elisangela Alves dos Reis
Patrícia de Araujo abucarma Stevanato
Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso

Resumen

Este informe tiene como objetivo resaltar la trayectoria educativa y las prácticas propuestas para la Educación Infantil, los primeros años Educación Primaria, Educación Especial y Educación de Jóvenes y Adultos - FASE I, en tiempos de Covid-19, en la Red de Educación Municipal de una ciudad del Noroeste del Paraná. En el estudio, de carácter cualitativo, se investigaron qué prácticas docentes y actividades metodológicas se adoptaron en el marco temporal de marzo a junio de 2020 para posibilitar la continuidad de las experiencias educativas, respetando la distancia social y manteniendo la interacción. La comparación de la información permitió identificar que entre las alternativas metodológicas presentadas por el Ministerio de Educación y la Secretaría de Estado de Educación de Paraná como opciones para continuar el proceso educativo, la red optó por realizar actividades no presenciales basadas en la elaboración de libros de actividades. videos instructivos impresos para las familias e interacciones asincrónicas a través de WhatsApp. Así se aseguró que hubiera un mayor número de estudiantes con acceso a prácticas educativas que si se mediaran únicamente por plataformas en línea, y se mantuvo la proximidad de las relaciones.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
REIS, E. A. dos; STEVANATO, P. de A. abucarma; MENEGASSO, M. G. de L. . Prácticas educativas en tiempos de pandemia: informe de experiencia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–8, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16178.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16178. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografía del autor/a

Elisangela Alves dos Reis, PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. 

Patrícia de Araujo abucarma Stevanato, PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012) e em Letras Port./ Inglês pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2002). Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2003). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de Ensino. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama e Coordenadora Municipal do Programa Mais Alfabetização. Atuou como Tutora do Programa Formação pela Escola (2011-2012) e como Coordenadora Municipal do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Gestão Escolar.

Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

Graduada em Letras pela Universidade Paranaense (UNIPAR) 1997. Pós-graduada: em Língua Portuguesa: metodologia e técnicas de produção de texto (UNIPAR) 1998. Pós-graduada: especialização em Marketing (UNIPAR) 2001. Especialização em Programa de Desenvolvimento Gerencial (FAE) 2010. Pós-graduada: MBA Executivo em Estratégias Empresariais (UNIVEL) 2012. Pós-graduada: especialização em Educação Infantil ? Área de Conhecimento: Educação (UNOPAR) 2016. Atuou como professora do ensino fundamental fase II, como Coordenadora do Projeto Salto para o Futuro ? Formação Continuada de Educadores junto a Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto, ACERP. Foi funcionária do Serviço Social do Comércio SESC Unidade de Umuarama de 1998 a 2017 onde atuou como Coordenadora das áreas de educação e cultura de 1998 a 2006 e posteriormente assumiu a gerência da unidade de 2006 a 2017. Trabalhou com assessorias nas secretarias municipais de educação nas cidades da região noroeste do Paraná de 2017 a 2018. É Coaching de desenvolvimento. Atualmente é Gestora da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama-Pr.Tem experiência nas áreas de Educação, Gestão de negócio,com ênfase na gestão de pessoas e gestão de projetos.