Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência

Main Article Content

Gislene Miotto Raymundo

Abstract

O presente trabalho objetivou analisar a possibilidade de a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado contribuírem para construção de saberes docentes, estimulando o futuro professor a desenvolver uma postura investigativo-reflexiva necessária para a resolução das situações complexas do cotidiano escolar. Dessa forma, nesta pesquisa, verificou-se o quanto a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior, localizada no norte do Paraná. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo que será fundamentada em bibliografia sobre formação de professores, também será realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da referida instituição. A realização deste estudo apontou que a Prática de Ensino e o Estágio constituem tempo e espaço de aprendizagem significativa durante o processo formativo do futuro professor. Assim, não são apenas atividades extracurriculares realizadas para o cumprimento de uma carga horária de forma isolada e descontextualizada do curso, mas sim, práticas que permitem o desenvolvimento de diferentes compreensões sobre a realidade escolar.

 

Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Prática de Ensino, saberes docentes.

 

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
RAYMUNDO, G. M. Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 357–374, 2015. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4730. Acesso em: 24 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biography

Gislene Miotto Raymundo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Departamento de Educação

Área: Fundamentos da Educação.