Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho objetivou analisar a possibilidade de a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado contribuírem para construção de saberes docentes, estimulando o futuro professor a desenvolver uma postura investigativo-reflexiva necessária para a resolução das situações complexas do cotidiano escolar. Dessa forma, nesta pesquisa, verificou-se o quanto a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior, localizada no norte do Paraná. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo que será fundamentada em bibliografia sobre formação de professores, também será realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da referida instituição. A realização deste estudo apontou que a Prática de Ensino e o Estágio constituem tempo e espaço de aprendizagem significativa durante o processo formativo do futuro professor. Assim, não são apenas atividades extracurriculares realizadas para o cumprimento de uma carga horária de forma isolada e descontextualizada do curso, mas sim, práticas que permitem o desenvolvimento de diferentes compreensões sobre a realidade escolar.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Prática de Ensino, saberes docentes.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.