DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: INTERLOCUÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Main Article Content
Abstract
Esse texto apresenta reflexões sobre a formação pedagógica do professor nas novas propostas para os cursos de licenciatura. Tem por objetivo analisar a formação inicial de professores no contexto das reformulações desses cursos em relação às prioridades estabelecidas e as implicações com as práticas pedagógicas desenvolvidas na educação básica. Apoia-se no resultado de uma investigação desenvolvida pelo grupo de pesquisa Práxis Educativa: dimensões e processos, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da PUCPR que tomou como objeto de estudo a interlocução das disciplinas pedagógicas - Didática e Prática de Ensino - com as práticas pedagógicas desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia, de abordagem qualitativa utilizou para coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com coordenadores de curso e professores das disciplinas. Cursos de licenciaturas de três universidades da cidade de Curitiba-PR constituíram o campo da investigação. Na categorização dos dados foi utilizado o softwere Atlas T.I, e as análises tomam como referência as categorias de conteúdo de Bardin (2009). O aporte teórico inclui Gatti (1997, 2009), Bernardo (1997), Santos (2005), Martins (2003), Romanowski (2002), entre outros. O estudo mostra que a relação didática - práticas de ensino assume diferentes orientações nas instituições investigadas: (i) organização pelo eixo da pesquisa como elemento articulador da formação; (ii) organização pelo eixo interdisciplinar; (iii) organização a partir do campo disciplinar priorizando os fundamentos teóricos para em seguida apontar as teorias que compõem as disciplinas. No conjunto das disciplinas examinadas verifica-se que raramente ocorre a indicação da sua interlocução com a escola básica e suas práticas. O estudo, além de mostrar as especificidades e as articulações possíveis da Didática e da Prática de Ensino neste momento histórico, propõe ampliar a interlocução com a Educação Básica, ultrapassar o eixo epistemológico da teoria como guia da ação predominante na organização curricular dos cursos de licenciaturas e trabalhar com a concepção da teoria como expressão da prática.
Downloads
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.