Relações entre professores, alunos e cadernos: sistematizações de uma pesquisa-intervenção
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Resumo
A relação entre professor, aluno e caderno é discutida neste artigo a partir do questionamento sobre como ocorrem os processos de intervenção do professor no caderno do aluno. É uma pesquisa-intervenção que considera o contexto escolar pesquisado, a participação dos sujeitos (professores, alunos e pais) e a ação do pedagogo pesquisador no processo de ensino. O objetivo é sistematizar descobertas e elaborações teórico-metodológicas a partir de problemas da prática pedagógica. Como pressuposto para os processos de intervenção na escola, tomou-se a educação como uma produção histórica e social. Estudar esses processos requer considerar as trajetórias do coletivo e o contexto, não se admitindo a proposição de modelos universais e generalizáveis. A partir dos problemas postos pela prática, buscar situá-la historicamente, contextualizá-la, encontrar explicações teóricas de modo a chegar em sua reelaboração por meio da sistematização coletiva. As sistematizações coletivas apontaram aspectos a serem observados na reformulação da prática de intervenção no caderno do aluno: repensar o protagonismo do aluno no uso dos cadernos; qualificar o caderno como instrumento de acompanhamento individual dos processos de aprendizagem; explicitar aos pais como ocorrem os processos de intervenção no caderno do aluno.
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